Arapiraca lança programa para construção de 25 creches
Prefeito Luciano Barbosa autorizou ordens de serviços durante reunião com representantes do Ministério Público Estadual (MPE/AL)
Para universalizar o acesso à educação, combater as desigualdades sociais e promover a qualidade de vida das famílias que residem nas comunidades mais vulneráveis de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa lançou, na tarde desta quinta-feira (17), o programa Creche Para Todos, que prevê a construção de 25 centros de educação infantil no município.
Foram autorizadas, inicialmente, oito ordens de serviços para a execução das obras no bairro Manoel Teles, Residencial Agreste, Conjunto Nossa Senhora Aparecida, bairros Bonsucesso, Primavera, João Paulo II, Batingas e Residencial Vale da Perucaba.
A cerimônia de assinatura ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença dos promotores de justiça Maurício Wanderley e Viviane Karla Farias, titular e substituta da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca.
Também participaram da solenidade, os promotores de justiça Lucas Mascarenhas, Lucas Schettini, o procurador de justiça aposentado Geraldo Magela Pirauá, as secretárias municipais de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, e de Educação, Ivana Carla, entre outros secretários municipais. O vereador Léo Saturnino representou a Câmara Municipal na solenidade.
Durante o evento, o prefeito Luciano Barbosa adiantou que a primeira creche-padrão será construída no bairro Manoel Teles, onde já foram iniciados os trabalhos de limpeza e nivelamento do terreno.
Proteção social
Ainda na ocasião, a arquiteta Thamires Caroline, da Prefeitura de Arapiraca, apresentou aos representantes do Ministério Público Estadual o projeto arquitetônico de reforma e ampliação do prédio da Associação Comunitária do Bairro de Canafístula.
O espaço vai abrigar as ações do projeto Recomeçar, que é coordenado pelos promotores de justiça Maurício Wanderley e Viviane Karla Farias.
A iniciativa tem como propósito maior atuar na proteção da infância e juventude, por meio da inserção dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio de parceria com a Prefeitura de Arapiraca, o Sesc e o Senac em Alagoas.
“Dois meses atrás, estivemos reunidos com o prefeito Luciano Barbosa e tivemos uma excelente receptividade. Isso mostra a preocupação do gestor e o apoio do prefeito na parceria com o Ministério Público a favor dos menos favorecidos, com as questões sociais e as políticas de inclusão social”, afirmou o titular da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, Maurício Wanderley.
De acordo com a promotora de justiça Viviane Karla, a primeira e segunda etapas do projeto Recomeçar atendeu, inicialmente, os jovens em situação de vulnerabilidade social nos bairros Planalto e Bonsucesso, em Arapiraca.
Agora, será a vez do projeto atender os jovens do bairro Canafístula, por meio da parceria com a Prefeitura de Arapiraca e Senac/AL.
Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa falou da satisfação em trabalhar de forma parceira com o Ministério Público Estadual na convergência das políticas públicas para a redução das desigualdades sociais.
“A melhor forma de combater essas desigualdades é pelas portas da educação”, salientou o prefeito, citando como exemplo as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Programa Viver Melhor, com o mapeamento das famílias e das principais necessidades sociais em 18 comunidades mais vulneráveis de Arapiraca.
“Com muito trabalho e o esforço coletivo, vamos transformar nossa cidade em um lugar melhor para todos viverem”, completou o prefeito Luciano Barbosa.
Cada centro de educação infantil será construído em área com 1.922 metros quadrados e capacidade para 250 alunos, conforme apresentação do projeto pelas arquitetas Larrisa Cajueiro e Katiane Duarte.
As creches terão seis salas de aula, seis salas de pré-escola, sala multiuso, lactário, refeitório, playground, espaço de convivência, entre outros ambientes lúdicos e pedagógicos.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
