Marx Beltrão diz que reduzir imposto do etanol é “paliativo” e medidas mais duras são necessárias baixar preço da gasolina
Deputado afirma somente a mudança na política de preços da Petrobrás é capaz de reduzir o preço dos combustíveis

Para o deputado federal Marx Beltrão, “reduzir os impostos de importação é uma tentativa, mas o que vai fazer o preço dos combustíveis ser mais justo em todo o país é acabar de vez com a atual política de preços da Petrobras, baseada na cotação do dólar. É esta famigerada política que só tem dado lucro aos acionistas da empresa e penalizado os consumidores, motociclistas, motoristas e transportadores de todo o país. O momento exige medidas duras e contundentes. E exterminar esta política vilã da Petrobras é mais que necessário”.
A opinião de Marx tem como base a notícia de que até o fim do ano o etanol e seis alimentos não pagarão imposto para entrarem no país. A redução a zero das alíquotas foi anunciada pelo Ministério da Economia, após reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). No caso específico do etanol, a isenção surge como uma busca por frear os aumentos nos preços dos combustíveis.
De acordo com o Ministério, a medida fará o preço da gasolina cair até R$ 0,20 para o consumidor. Atualmente, o litro da gasolina tem 25% de álcool anidro. Por causa da alta recente dos combustíveis, o governo espera que a redução da tarifa de importação praticamente zere os efeitos do último aumento. “Vamos ver se vai cair mesmo o preço. É preciso fiscalizar. Nesta confusão, quem perde é a sociedade”, ressaltou o deputado.
“O problema é mais agudo e não adianta adotar medidas paliativas. Tenho cobrado esta coerência do governo do presidente Bolsonaro. Reduzir imposto de importação é um caminho, mas não o único. O consumidor não pode ficar refém da política de preços da Petrobras. A situação é muito grave e a cada crise internacional, o preço do barril dispara e o valor da gasolina sobe a reboque. Vejam o que está acontecendo com a guerra entre Rússia e Ucrânia. A solução é maior e não somente isentar o etanol de impostos de importação”, afirmou Marx Beltrão.
Em relação ao etanol, a alíquota foi zerada tanto para o álcool misturado na gasolina como para o vendido separadamente. O imposto já foi zerado a partir desta quarta-feira, quando a medida foi publicada no Diário Oficial da União. Quantos aos alimentos, a medida de isenção beneficia os seguintes produtos: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. “O preço da gasolina precisa cair. Se não, a inflação vai disparar ainda mais e todo o povo brasileiro, que já sofre os efeitos da crise, terá seu sofrimento aumentado. Tenho batalhado no Congresso por esta redução”, concluiu Beltrão.
Últimas notícias

Memória e municipalismo: livro sobre a trajetória da AMA será lançado nesta segunda-feira

Evento Outubro Rosa movimenta Igaci com corrida, caminhada e show musical

Vítimas de acidente fatal em Arapiraca são identificadas

Semarh emite alerta para ‘Estado de Atenção’ em Alagoas devido à baixa umidade do ar

Homem com passagem pela Polícia é executado em Rio Largo

Explosão em Olinda-PE destrói oito prédios, deixa dois mortos e nove feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher
