Arapiraca realiza 1º Seminário sobre produção de camarão para o Agreste de Alagoas
Seminário está sendo realizado durante os dias 24 e 25 de março, no Teatro Hermeto Pascoal

A Carcinicultura, práticas e manejos para o cultivo do camarão estão sendo debatidas por profissionais e estudantes, durante os dias 24 e 25 de março, no Teatro Hermeto Pascoal, no Serviço Social do Comércio (Sesc).
E nessa quarta-feira (23) foi realizada a abertura do I Seminário de Sustentabilidade da Carcinicultura do Agreste Alagoano, um evento promovido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Estiveram presentes durante a solenidade de abertura: representando o prefeito Luciano Barbosa, o secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, o prefeito de Taquarana, Geraldo Cícero, o de Coité do Nóia, Bueno Higino, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Clélio Sandoval, o diretor técnico do Sebrae, Vinicius Lajes, o representante da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Melquisedec de Oliveira, e o convidado da Associação de Produtores de Camarão de Arapiraca, Daniel Barbosa.
O evento tem como intuito mobilizar produtores, empresário, universidades e entes públicos para o fortalecimento da economia local e incentivo à prática produtiva de camarão na região.
“Fico bastante feliz de poder fazer em Arapiraca um evento de tamanha magnitude. Temos a certeza que um seminário como esse seria realizado tal qual em capitais brasileiras devido a importância dos participantes que aqui estão. Buscamos, com ele, desenvolver políticas de promoção e melhoria ao crédito para os produtores, assistência técnica que torne sustentável a produção, comércio do camarão do pequeno produtor e melhoria na qualidade de vida. Esse é o primeiro de muitos que virão por aí”, declarou o secretário Hibernon Cavalcante.
Na oportunidade, foi assinada a Ordem de Serviço referente a reforma e manutenção do prédio do Shopping Estrada, localizado nas proximidades do Povoado Poção, Zona Rural de Arapiraca.
Confira a programação completa:
24/03 – 8h – A contribuição da Secretaria de Aquicultura e Pesca (MAPA) para os setores da carcinicultura – Maurício Nogueira da Cruz Pessoa;
9h20 – Carcinicultura Brasileira: Situação atual de mercado e produção, desafios, avanços e perspectivas. Boas práticas de manejo e biossegurança – Célio Sandoval da Fonseca;
10h25 – A importância da qualidade da pós-larva para a performance da engorda – Ana Carolina Guerrelhas;
11h20 – Desafios de licenciamento ambiental da aquicultura no Estado de Alagoas – IMA Alagoas;
11h40 – Outorgas das águas para uso na carcinicultura alagoana – CEF Alagoas;
14h30 – Apoio financeiro do Banco do Nordeste do Brasil para a carcinicultura de Alagoas – BNB Alagoas;
14h50 – Apoio financeiro da Caixa Econômica Federal para a carcinicultura de Alagoas – CEF Alagoas;
15h10 – Apoio financeiro do Banco do Brasil para a carcinicultura de Alagoas – BB Alagoas.
25/03 – 8h30 – As ações do Sebrae em Apoio aos Pequenos, Micro e Médios aquicultores no Estado de Alagoas – Sebrae Alagoas;
9h30 – Apoio à pesquisa como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável da carcinicultura – Ufal;
10h10 – Cultivo do camarão marinho na região Agreste alagoano – Iury Amorim;
10h40 – Ações da Prefeitura de Arapiraca para o desenvolvimento da carcinicultura em Arapiraca – Iamar Santos Pereira;
14h – Benefícios do uso de probióticos como ferramentas de boas práticas de manejo no cultivo de camarão – Célio Sandoval da Fonseca;
15h05 – A importância da composição química e dos minerais da água nos sistemas de cultivos intensivos – Luis Otávio Brito da Silva.
16h – Encerramento.
Últimas notícias

Homem morde orelha da ex-companheira após discussão sobre pensão em Maceió

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
