Prefeitura reativa conselho para fortalecer direitos das mulheres em Arapiraca
Solenidade aconteceu no Centro Administrativo na tarde desta quarta (30)
Para ampliar a participação das representantes do sexo feminino em toda a sociedade, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, reativou o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
No final da tarde desta quarta-feira (30), o prefeito Luciano Barbosa, a vice-prefeita Rute Nezinho e a secretária Fabrícia Galindo deram posse aos 24 novos integrantes do órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador para o biênio 2022/2023.
A cerimônia ocorreu no Centro Administrativo Municipal e também contou com a presença da vereadora Fany Gabriela e da presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Arapiraca, Márcia Acioly, e do ex-presidente da Ordem, advogado Daniel Fernandes.
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é formado por 12 titulares e 12 suplentes, sendo escolhidos representantes do poder público e da sociedade civil organizada de Arapiraca.
“Essa é uma data significativa para Arapiraca e todos nós. Um momento importante e impactante. O Conselho ficou bastante tempo sem atuação e teremos muitas demandas, a partir de agora, inclusive com a proposição de políticas públicas em defesa das mulheres”, afirmou a conselheira e presidente da OAB/Arapiraca, advogada Márcia Acioly.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, falou da felicidade pela reativação do conselho, com a publicação de três editais. Temos um prefeito que incentiva e valoriza a participação da mulher na luta pelos seus direitos”, destacou.
Representando a Câmara Municipal de Arapiraca, a vereadora Fany Gabriela salientou a importância do controle social na defesa dos direitos das mulheres.
A vice-prefeita Rute Nezinho enalteceu, por sua vez, a capacidade de articulação da secretária Fabrícia Galindo e equipe, na busca de parcerias para fortalecer a luta em defesa dos direitos das mulheres. “Arapiraca tem o título de município amigo da mulher e, com o apoio do prefeito Luciano e de toda a sociedade, ampliaremos as parcerias para transformarmos uma dura realidade que atinge uma em cada três mulheres”, frisou.
O prefeito Luciano Barbosa falou da honra pela reativação do conselho. “A luta das mulheres vem de longa data. É importante que o homem e a mulher estejam lutando lado a lado para fazerem uma sociedade melhor”, pontuou.
Ainda em seu pronunciamento, o gestor citou a participação feminina em sua gestão, que tem dez mulheres em cargos de chefia no primeiro escalão de governo. “Elas estão nos cargos por competência. Isso representa o símbolo da conquista de todas vocês. É preciso ampliar ainda mais essa participação com um conselho ativo, propositivo e fiscalizador, para ajudar a gestão fazer avançar na defesa dos direitos e nas conquistas das mulheres arapiraquenses”, completou Luciano Barbosa.
Últimas notícias
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Motocicleta é furtada em frente à ginásio no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
