Prefeitura reativa conselho para fortalecer direitos das mulheres em Arapiraca
Solenidade aconteceu no Centro Administrativo na tarde desta quarta (30)
Para ampliar a participação das representantes do sexo feminino em toda a sociedade, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, reativou o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
No final da tarde desta quarta-feira (30), o prefeito Luciano Barbosa, a vice-prefeita Rute Nezinho e a secretária Fabrícia Galindo deram posse aos 24 novos integrantes do órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador para o biênio 2022/2023.
A cerimônia ocorreu no Centro Administrativo Municipal e também contou com a presença da vereadora Fany Gabriela e da presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Arapiraca, Márcia Acioly, e do ex-presidente da Ordem, advogado Daniel Fernandes.
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é formado por 12 titulares e 12 suplentes, sendo escolhidos representantes do poder público e da sociedade civil organizada de Arapiraca.
“Essa é uma data significativa para Arapiraca e todos nós. Um momento importante e impactante. O Conselho ficou bastante tempo sem atuação e teremos muitas demandas, a partir de agora, inclusive com a proposição de políticas públicas em defesa das mulheres”, afirmou a conselheira e presidente da OAB/Arapiraca, advogada Márcia Acioly.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, falou da felicidade pela reativação do conselho, com a publicação de três editais. Temos um prefeito que incentiva e valoriza a participação da mulher na luta pelos seus direitos”, destacou.
Representando a Câmara Municipal de Arapiraca, a vereadora Fany Gabriela salientou a importância do controle social na defesa dos direitos das mulheres.
A vice-prefeita Rute Nezinho enalteceu, por sua vez, a capacidade de articulação da secretária Fabrícia Galindo e equipe, na busca de parcerias para fortalecer a luta em defesa dos direitos das mulheres. “Arapiraca tem o título de município amigo da mulher e, com o apoio do prefeito Luciano e de toda a sociedade, ampliaremos as parcerias para transformarmos uma dura realidade que atinge uma em cada três mulheres”, frisou.
O prefeito Luciano Barbosa falou da honra pela reativação do conselho. “A luta das mulheres vem de longa data. É importante que o homem e a mulher estejam lutando lado a lado para fazerem uma sociedade melhor”, pontuou.
Ainda em seu pronunciamento, o gestor citou a participação feminina em sua gestão, que tem dez mulheres em cargos de chefia no primeiro escalão de governo. “Elas estão nos cargos por competência. Isso representa o símbolo da conquista de todas vocês. É preciso ampliar ainda mais essa participação com um conselho ativo, propositivo e fiscalizador, para ajudar a gestão fazer avançar na defesa dos direitos e nas conquistas das mulheres arapiraquenses”, completou Luciano Barbosa.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
