Eleições 2022: Cartório Eleitoral de Arapiraca registra baixo movimento de eleitores
Prazo final para emitir e regularizar o título é 4 de maio
Faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo para os eleitores solicitarem a emissão, regularização e transferência do título eleitoral, o Cartório de Arapiraca ainda registra baixo movimento de eleitores. O prazo final é dia 04 de maio de 2022.
A reportagem do Portal 7Segundos esteve na sede do órgão, localizado à Rua Gervásio de Oliveira Lima, 147, no bairro Novo Horizonte, e conversou com o chefe da 22 ª zona eleitoral Alberto Alencar.
Ele afirmou que a ausência do público pode ser em função do longo período que o cartório ficou fechado em função da pandemia. Nesse período todo serviço solicitado era realizado de forma on-line.
Desde o dia 14 de fevereiro, o órgão voltou a atender o público de forma presencial, e aos poucos, os eleitores estão comparecendo à sede do Cartório Eleitoral.
Alberto Alencar , chefe da 22ª Zona Eleitoral
" Esta semana teve uma movimentação mais significativa. Geralmente, os três primeiros dias úteis da semana há uma procura mais acentuada aqui no Cartório Eleitoral mesmo assim a presença do eleitor na sede do órgão ainda acontece de forma lenta", revelou.
Alberto Alencar disse que outro fator que pode justificar o baixo movimento presencial é o autoatendimento on-line pelo Título Net. Nesta página oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) todos os serviços são oferecidos e o eleitor tem a comodidade de resolver todas as pendências relativas ao título eleitoral através da internet.
"Principalmente para os jovens de 16 anos que vão emitir o título pela primeira vez, e já estão tão habituados com os recursos tecnológicos, é muito prático e rápido fazer a solicitação on- line", pontuou o chefe da 22ª Zona Eleitoral.
Técnicos do Cartório Eleitoral em Arapiraca à espera de eleitores
Alberto Alencar lembrou que no processo da emissão do título eleitoral pela primeira vez, tanto de forma presencial como on-line não está sendo realizada a biometria - que é a coleta da impressão digital. Esse procedimento e o registro da foto foram suspensos desde o início da pandemia em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19.
" Vale lembrar que isso não impede do eleitor de votar nas próximas eleições. O título é validado pelo TSE mesmo sem foto e sem a coleta da biometria", ressaltou Alberto Alencar.
Para quem vai realizar o serviço eleitoral de forma presencial no Cartório é preciso levar todos os documentos pessoais em mãos. Não há necessidade de cópias.
Alberto Alencar faz um alerta aos eleitores para que não deixem de resolver as pendências eleitorais próximo ao prazo final para evitar aglomeração e filas quilométricas.
"Muitas vezes por conta das filas extensas e outros motivos, os eleitores desistem de regularizar as pendências e os títulos são cancelados. Em Alagoas, após as eleições de 2020 houve mais de 36 mil (36.527) títulos cancelados", finalizou.