Acompanhamento de vazões da Usina de Xingó é prejudicado por apagão de dados
O problema do apagão de dados começou a partir das 20 horas de sexta-feira (15) e ainda permanece sem apresentar os dados corretamente
Desde a noite da última sexta-feira (15) que o acompanhamento de vazões da Usina Hidrelétrica de Xingó tem sido prejudicado, devido ao apagão de dados. O serviço é indispensável poque disponibiliza publicamente os dados telemétricos com as vazões instantâneas na principal estação do barramento, prejudicando o conhecimento das vazões defluentes abaixo de Xingó.
O problema aconteceu na UHE Xingó Barramento (operada pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) que, ao pé do barramento, produz dados que traduzem a vazão defluente das operações em curso.

Trata-se de uma estação estratégica uma vez permite o melhor conhecimento das manobras do setor elétrico relacionadas à água destinada ao Baixo São Francisco.
O problema ocorre justamente quando o setor elétrico está mantendo formalmente a situação de cheias na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, estando os reservatórios de Sobradinho e Itaparica com armazenamentos em 100% e 86,42% (dados de 14/04) respectivamente. No entanto, a água disponibilizada ao Baixo São Francisco está sendo mantida em níveis baixos, situação que se agrava nos finais de semana e feriados.
Deve ser observado que os dados da estação Propriá (operada pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil) estavam sendo produzidos. No entanto, esta estação, por estar consideravelmente a jusante de Xingó (a cerca de 82 km da foz do rio São Francisco), sofre influência de outros aportes, inclusive de águas subterrâneas, o que “mascara” a vazão real do barramento (esta, determinada pelas regras, restrições e condicionantes da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Foi registrado ainda que no site da CHESF, em sua página Gestão de Recursos Hídricos, da mesma forma não estavam disponíveis as tabelas com as vazões da UHE Xingó.
O InfoSãoFrancisco realizou manifestação sobre a ocorrência do problema à ANA que está analisando o caso para a tomada das devidas providências.
Até o fechamento desta matéria a estação UHE Xingó Barramento e o site da CHESF ainda tinham problemas, não fornecendo os dados.
Últimas notícias
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
