Acompanhamento de vazões da Usina de Xingó é prejudicado por apagão de dados
O problema do apagão de dados começou a partir das 20 horas de sexta-feira (15) e ainda permanece sem apresentar os dados corretamente

Desde a noite da última sexta-feira (15) que o acompanhamento de vazões da Usina Hidrelétrica de Xingó tem sido prejudicado, devido ao apagão de dados. O serviço é indispensável poque disponibiliza publicamente os dados telemétricos com as vazões instantâneas na principal estação do barramento, prejudicando o conhecimento das vazões defluentes abaixo de Xingó.
O problema aconteceu na UHE Xingó Barramento (operada pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) que, ao pé do barramento, produz dados que traduzem a vazão defluente das operações em curso.

Trata-se de uma estação estratégica uma vez permite o melhor conhecimento das manobras do setor elétrico relacionadas à água destinada ao Baixo São Francisco.
O problema ocorre justamente quando o setor elétrico está mantendo formalmente a situação de cheias na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, estando os reservatórios de Sobradinho e Itaparica com armazenamentos em 100% e 86,42% (dados de 14/04) respectivamente. No entanto, a água disponibilizada ao Baixo São Francisco está sendo mantida em níveis baixos, situação que se agrava nos finais de semana e feriados.
Deve ser observado que os dados da estação Propriá (operada pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil) estavam sendo produzidos. No entanto, esta estação, por estar consideravelmente a jusante de Xingó (a cerca de 82 km da foz do rio São Francisco), sofre influência de outros aportes, inclusive de águas subterrâneas, o que “mascara” a vazão real do barramento (esta, determinada pelas regras, restrições e condicionantes da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Foi registrado ainda que no site da CHESF, em sua página Gestão de Recursos Hídricos, da mesma forma não estavam disponíveis as tabelas com as vazões da UHE Xingó.
O InfoSãoFrancisco realizou manifestação sobre a ocorrência do problema à ANA que está analisando o caso para a tomada das devidas providências.
Até o fechamento desta matéria a estação UHE Xingó Barramento e o site da CHESF ainda tinham problemas, não fornecendo os dados.
Últimas notícias

CBF encerra negociação com Ancelotti, e Jorge Jesus volta a ser “plano A”

Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara

Dólar cai pela oitava vez seguida e fecha a R$ 5,63

Rede de proteção à criança e ao adolescente em Penedo ganha reforço com aplicativo Aprender a Proteger

Cursos gratuitos de tecnologia do Oxetech abrem inscrições para novas turmas em Penedo

Cibele Moura defende que universidades estaduais realizem vestibulares próprios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
