Eleições

Cartório Eleitoral de Penedo tem movimento intenso para tirar e regularizar o título

Eleitores terão até esta quarta-feira (4) para tirar e regularizar o título eleitoral para participar das Eleições 2022

Por 7Segundos 03/05/2022 10h10
Cartório Eleitoral de Penedo tem movimento intenso para tirar e regularizar o título
Prazo final para emissão e regularização do título eleitoral será nesta quarta-feira (4) - Foto: Anderson Borges / aquiacontece.com.br

O prazo final para regularizar e tirar o título eleitoral será nesta quarta-feira (4). Mas, às vésperas do último dia, o Cartório Eleitoral de Penedo registra movimento intenso de pessoas para deixar o documento em ordem ou tirá-lo pela primeira vez.

A Lei das Eleições determina o prazo limite, uma vez que o fechamento do cadastro eleitoral acontece 150 dias antes do pleito, o qual ocorrerá nas eleições deste ano. O prazo que terminará nesta quarta-feira (4) não será prorrogado.

Sem a regularização do título para os eleitores que já possuem o documento, não será permitido votar nas eleições de outubro. E também poderá participar de concurso público, tirar passaporte ou realizar matrícula em instituição pública de ensino.

O alistamento é obrigatório para pessoas entre 18 anos e 70 anos, e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos. Para a emissão do título eleitoral, a pessoa precisa comparecer à sede do órgão com a original e a xerox dos seguintes documentos:

1 – Documento de identificação com foto (carteira de identidade ou carteira do trabalho ou carteira profissional (CREA, OAB. Militar...);
2 – Comprovante de quitação do serviço militar (obrigatório para os homens - de 1º de janeiro do ano em que completar 18 anos a 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos);
3 – Comprovante de residência (recibos de água, luz, telefone, correspondência bancária ou qualquer outro comprovante idôneo, a critério do Juiz Eleitoral).


Todo e qualquer procedimento relativo ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, pode ser realizado pela internet pelo serviço online, por meio do Atendimento Online ao eleitor. Através da internet, também é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelado.

O Cartório Eleitoral de Penedo fica localizado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, nº 502, próximo a localidade conhecida popularmente como “Beco do Dr. Dirson” e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.