Educação

Estudantes do EJA de Penedo terão Bolsa Auxílio Permanência

Programa tem o objetivo de combater a evasão escolar e incentivar a formação da população

Por 7Segundos 06/05/2022 12h12
Estudantes do EJA de Penedo terão Bolsa Auxílio Permanência
A gestora da Semed acrescenta que há novas turmas da EJA sendo formadas em outras localidades da zona rural - Foto: Decom PMP

A educação pública municipal penedense vive um novo momento com inúmeros avanços. Exemplo disto é a lei que cria o Bolsa Auxílio Permanência, da Prefeitura Municipal de Penedo, com auxílio financeiro mensal de R$ 100,00, para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O projeto de lei sobre o assunto foi aprovado na Câmara de Vereadores, iniciativa do prefeito Ronaldo Lopes que beneficia os alunos matriculados e assíduos na modalidade ofertada na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ação da gestão “Crescendo com o Seu Povo” é viabilizada com recursos próprios do município e tem como objetivo combater a evasão escolar, incentivar a conclusão do Ensino Fundamental para jovens e adultos que também estão aprendendo informática.

Para receber o Bolsa Auxílio Permanência, o estudante deve ter no mínimo 15 anos de idade, ser de família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e estar inserido nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica.

A Bolsa Auxílio Permanência será paga durante todo o curso da EJA, desde que o beneficiado ou beneficiada não acumule cinco faltas consecutivas sem justificativa.

Confira requisitos de vulnerabilidade socioeconômica, sendo que basta estar incluído em um deles ou comprovar condição de baixa renda:


- Receber o Programa Bolsa Família (PBF);

- Receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC);

- Receber o Benefício Previdenciário no valor de até dois salários mínimos;

- Comprovar renda domiciliar per capita;

- Comprovar o rendimento médio da mulher responsável pelo domicílio.

Novas matrículas


As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos ficarão abertas na Secretaria Municipal de Educação até o próximo dia 20 de maio e podem ser feitas nas unidades de ensino das escolas mantidas pela Prefeitura de Penedo, na zona urbana e rural.

Para realizar a matrícula precisa apresentar histórico escolar e foto 3×4.

Também é necessário levar cópia dos seguintes documentos: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Cartão SUS, NIS, cartão de vacinas e comprovante de residência atualizado.

A Secretária Municipal de Educação Cintya Alves alerta sobre o prazo das matrículas e informa que é necessário alcançar o número mínimo de 20 estudantes por turma para a oferta da modalidade que possibilita a conclusão do Ensino Fundamental.