Casa de mãe é recanto de aconchego, encontro e alegrias para família em Arapiraca
Família da aposentada Floracy Messias se reúne toda terça há quatro anos

Casa de mãe é sagrada. É lá que os filhos encontram sempre um cafezinho quente e aquela comidinha com gosto de infância que só a mãe sabe fazer. É na casa dois pais que a convivência entre os irmãos estabelece cumplicidade nas aventuras e apoio nos desafios que a vida apresenta. Quando ainda moram na mesma casa, essa rotina é diária. Mas depois que crescem e formam suas famílias, reunir os irmãos no mesmo horário que cada um deles visita a mãe é uma tarefa difícil.
Na família da professora aposentada Floraci Messias dos Santos, 82 anos, os oito filhos estabeleceram uma estratégia para reuni-los em um mesmo horário fortalecendo os laços familiares e relembrando as histórias que eles vivenciaram na infância e adolescência.
O militar aposentado João Batista é o primogênito da família e relatou que após a morte do pai a frequência na casa da mãe aumentou, mas mesmo assim era difícil encontrar os irmãos em um dia específico.
"A gente então decidiu estabelecer que às terças-feiras todos os filhos iriam tomar café da manhã com a mamãe. Foi a forma de preencher a casa dela com os filhos, netos, noras e genros em um só momento", relatou.
Dona Floracy aproveita que todos as suas "crianças" que têm idade entre 60 e 30 anos, estão reunidos e faz um café da manhã reforçado para deixar todos bem alimentados.

"Pra mim é um prazer enorme acordar cedo e preparar esse café da manhã pra os filhos, netos e toda a família. Deus me livre se uma terça-feira e eles não chegarem aqui. Eu aviso logo cedo no grupo da família: hoje é dia de café, não esqueçam ", disse a dona Floracy.
A reunião familiar religiosamente às terças já completou quatro anos e teve até café da manhã de aniversário no primeiro ano. A ideia deu tão certo, que alguns filhos que já são aposentados e outros que têm horário disponível também se encontram na casa da mãe toda sexta pela manhã.
"Mas na sexta-feira é só pra tomar um cafezinho e conversar com a mamãe. Porque se a gente for tomar o café reforçado que ela prepara duas vezes por semana, a gente vai engordar demais", brincou José Carlos.
Dona Floracy disse que já fez um pedido aos filhos: quando ela falecer, eles devem manter a reunião familiar. E delegou a responsabilidade de reunir todos os irmãos à filha Margarete.
" Diante do pedido dela já foi acordado entre todos os irmãos que quando a mamãe não estiver nesse plano terreno essa casa não será vendida. Ela permanecerá sendo a "sede do encontros dos irmãos", falou emocionada.
Últimas notícias

Chuva intensa atinge Arapiraca durante a madrugada e Defesa Civil emite alerta

Queda de árvore interdita rodovia BR-316 no município de Satuba

Renan Filho apresenta plano do Ministério dos Transportes ao Senado nesta terça (20)
![[Vídeo] Temporal deixa desabrigados e ruas alagadas no município de São Luís do Quitunde](https://img.7segundos.com.br/4r-fKCq4Duz5nyMFH6qVaxHPm9Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-19-at-214848.jpeg)
[Vídeo] Temporal deixa desabrigados e ruas alagadas no município de São Luís do Quitunde

Homem suspeito de matar vizinho a tiros durante briga é preso no município de Coité do Nóia

Homem é detido por atirar dentro de churrascaria em povoado de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
