Meio ambiente

Comitês de Bacias Hidrográficas de AL, BA e SE debatem recursos hídricos, gestão e comunicação

O encontro recebeu cerca de 250 profissionais de vários segmentos de recursos hídricos

Por Assessoria 24/05/2022 10h10
Comitês de Bacias Hidrográficas de AL, BA e SE debatem recursos hídricos, gestão e comunicação
Comitês de AL, SE e BA debatem sobre recursos hidricos - Foto: Assessoria

Recentemente aconteceu em Marechal Deodoro (AL) o I Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, denominado ALBASE. O encontro recebeu cerca de 250 profissionais de vários segmentos de recursos hídricos desses três estados nordestinos que compartilharam e debateram temas ligados aos recursos hídricos, gestão e comunicação.

Durante o ALBASE foram apontados diversos pontos que colaboraram para o fortalecimento dos Comitês dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe. De acordo com a coordenadora do Fórum Alagoano dos Comitês das Bacias Hidrográficas, Elza Messias, o ALBASE foi um evento de forma compartilhada realizado entre o poder público, usuários de água e sociedade civil que buscou o fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, bem como a socialização entre os gestores. "O encontro oportunizou a troca de ideias, onde todos apresentaram suas experiências exitosas no quesito gestão. Há, ainda, muitos desafios a serem enfrentados dentro de cada Comitê de Bacias Hidrográficas, entretanto a cada debate buscaremos evoluir ainda mais a favor de uma melhor gestão das águas", disse.

O Marco Hídrico e seus reflexos na Lei n° 9.433/97 foi um dos pontos altos dos debates, assim como a gestão hídrica dos Estados Alagoas, Bahia e Sergipe. Além disso, nas mesas redondas foram apresentadas alternativas de comunicação para dar maior visibilidade às bacias hidrográficas e como os comitês têm atuado diante dos conflitos pelo uso da água. "Saímos do encontro com um resultado positivo que colaborou para o fortalecimento de cada Comitê. A nossa intenção é a de realizar outras edições do ALBASE, incluindo outros estados do nordeste", finalizou Elza Messias.