Arapiraca é selecionada para capacitação de desenvolvimento urbano regional
Município integra o G52 das cidades pólo do Nordeste e Sudeste com potencial de desenvolvimento

Incluída no projeto “G52: Cidades-Polo ampliando os marcos do desenvolvimento regional”, Arapiraca está selecionada para capacitações gratuitas de iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com ONU-Habitat e PNUD.
Os gestores e servidores municipais de 52 cidades do Nordeste e Sudeste serão parte de uma grande iniciativa de capacitação para fortalecer suas habilidades de desenvolvimento urbano regional. A ação começa nesta segunda-feira (13) e é parte do projeto “G52: Rede de Cidades-Polo do Nordeste”, organizado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A programação é dividida em quatro módulos, cada um com cinco dias de duração. O conteúdo foi desenhado para atender aos principais desafios dos municípios da região, diagnosticados através de um questionário e de reuniões com pontos focais locais proporcionados pela equipe do projeto.
As capacitações se iniciam com o módulo de Agendas Globais de Desenvolvimento, Cooperação e Trabalho em Rede, que serão realizadas nos dias 13, 14, 15, 20 e 21 de junho. Na sequência, serão ministrados os módulos de Gerenciamento de projetos, Financiamento Público e Economia Urbana (27 de junho a 1º de julho), Planejamento Urbano e Regional (4 a 8 de julho) e Inovação, Governos Digitais e Cidades Inteligentes (11 a 15 de julho).
Os municípios podem inscrever até três servidores em cada um dos módulos através deste formulário (https://bit.ly/ModulosG52). É fortemente incentivada a participação de mulheres, pessoas negras, indígenas e PCD. Interessados que não fazem parte do quadro de servidores ou não residem nas cidades-polo podem se inscrever em uma lista de espera (https://bit.ly/ListaInteresseG52). Todas as inscrições são gratuitas.
Para o coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, Renato Vaz, os módulos de capacitação são parte crucial deste projeto, que visa a superação de desafios por meio da articulação em rede e aumento das capacidades locais nos temas de planejamento urbano regional, elaboração e financiamento de projetos, governo digital e cidades inteligentes centradas nas pessoas.
“Muitos desafios demandam uma ação articulada entre diversos entes para serem devidamente superados. Outros podem ser mais rapidamente superados a partir da troca de experiências e compartilhamento de boas práticas. Num mundo cada vez mais interconectado e com fluxos cada vez mais rápidos, soluções conjuntas são muito mais efetivas e viáveis”, destaca Vaz.
O projeto – O projeto “G52: Rede de Cidades-Polo do Nordeste” tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável de 52 municípios do Nordeste e do Sudeste. Considerados cidades-polo por conta do papel de influência que exercem em suas regiões segundo critérios do IBGE, eles integram a área de atuação da Sudene.
Através das capacitações com gestores e servidores desses municípios, o programa prevê a criação de um espaço de intercâmbio de conhecimentos e boas práticas para estimular a articulação em rede, a governança compartilhada, e o fortalecimento das capacidades técnicas e de gestão.
Conheça os municípios – Os municípios que integram o G52 são divididos entre os nove estados do Nordeste, além de dois do Sudeste. São dois em Alagoas (Arapiraca e Maceió), onze na Bahia (Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista), seis no Ceará (Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral), sete no Maranhão (Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís), cinco na Paraíba (Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa), quatro em Pernambuco (Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e Recife), sete no Piauí (Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina), três no Rio Grande do Norte (Caicó, Mossoró e Natal), dois em Sergipe (Aracaju e Itabaiana), dois no Espírito Santo (Colatina e São Mateus) e três em Minas Gerais (Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni).
Últimas notícias

Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer

Prefeitura de Arapiraca realiza 5ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” nesta quinta (23)

Junqueiro sedia o Festival “Fique Leve” e recebe usuários do CAPS de toda a região

Suspeito de atirar em motociclista durante briga de trânsito em Penedo é indiciado pela Polícia Civil

Caso Maria Katharina: Justiça revoga prisão de pai da criança encontrada morta em estábulo
![[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/wQNu4mzCv0ASH9TbT1KGVz2zy-Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1de2da43-9033-426f-a2c8-fb2ed70f3d87.jpeg)
[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
