Arapiraca é selecionada para capacitação de desenvolvimento urbano regional
Município integra o G52 das cidades pólo do Nordeste e Sudeste com potencial de desenvolvimento

Incluída no projeto “G52: Cidades-Polo ampliando os marcos do desenvolvimento regional”, Arapiraca está selecionada para capacitações gratuitas de iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com ONU-Habitat e PNUD.
Os gestores e servidores municipais de 52 cidades do Nordeste e Sudeste serão parte de uma grande iniciativa de capacitação para fortalecer suas habilidades de desenvolvimento urbano regional. A ação começa nesta segunda-feira (13) e é parte do projeto “G52: Rede de Cidades-Polo do Nordeste”, organizado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A programação é dividida em quatro módulos, cada um com cinco dias de duração. O conteúdo foi desenhado para atender aos principais desafios dos municípios da região, diagnosticados através de um questionário e de reuniões com pontos focais locais proporcionados pela equipe do projeto.
As capacitações se iniciam com o módulo de Agendas Globais de Desenvolvimento, Cooperação e Trabalho em Rede, que serão realizadas nos dias 13, 14, 15, 20 e 21 de junho. Na sequência, serão ministrados os módulos de Gerenciamento de projetos, Financiamento Público e Economia Urbana (27 de junho a 1º de julho), Planejamento Urbano e Regional (4 a 8 de julho) e Inovação, Governos Digitais e Cidades Inteligentes (11 a 15 de julho).
Os municípios podem inscrever até três servidores em cada um dos módulos através deste formulário (https://bit.ly/ModulosG52). É fortemente incentivada a participação de mulheres, pessoas negras, indígenas e PCD. Interessados que não fazem parte do quadro de servidores ou não residem nas cidades-polo podem se inscrever em uma lista de espera (https://bit.ly/ListaInteresseG52). Todas as inscrições são gratuitas.
Para o coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, Renato Vaz, os módulos de capacitação são parte crucial deste projeto, que visa a superação de desafios por meio da articulação em rede e aumento das capacidades locais nos temas de planejamento urbano regional, elaboração e financiamento de projetos, governo digital e cidades inteligentes centradas nas pessoas.
“Muitos desafios demandam uma ação articulada entre diversos entes para serem devidamente superados. Outros podem ser mais rapidamente superados a partir da troca de experiências e compartilhamento de boas práticas. Num mundo cada vez mais interconectado e com fluxos cada vez mais rápidos, soluções conjuntas são muito mais efetivas e viáveis”, destaca Vaz.
O projeto – O projeto “G52: Rede de Cidades-Polo do Nordeste” tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável de 52 municípios do Nordeste e do Sudeste. Considerados cidades-polo por conta do papel de influência que exercem em suas regiões segundo critérios do IBGE, eles integram a área de atuação da Sudene.
Através das capacitações com gestores e servidores desses municípios, o programa prevê a criação de um espaço de intercâmbio de conhecimentos e boas práticas para estimular a articulação em rede, a governança compartilhada, e o fortalecimento das capacidades técnicas e de gestão.
Conheça os municípios – Os municípios que integram o G52 são divididos entre os nove estados do Nordeste, além de dois do Sudeste. São dois em Alagoas (Arapiraca e Maceió), onze na Bahia (Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista), seis no Ceará (Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral), sete no Maranhão (Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís), cinco na Paraíba (Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa), quatro em Pernambuco (Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e Recife), sete no Piauí (Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina), três no Rio Grande do Norte (Caicó, Mossoró e Natal), dois em Sergipe (Aracaju e Itabaiana), dois no Espírito Santo (Colatina e São Mateus) e três em Minas Gerais (Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni).
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio

Polícia Rodoviária Federal recupera moto de homem vítima de estelionato em União dos Palmares

Restaurante Popular de Arapiraca bate recorde de refeições servidas em único dia

Corpo de idoso é encontrado em estado de decomposição dentro de residência em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
