São João no Lago da Perucaba aquece economia e turismo em Arapiraca
Shows alavancam a ocupação hoteleira, movimentam a geração de empregos e trazem oportunidades de negócios na cidade
Além da grande festa que acontece no Lago da Perucaba a partir de segunda-feira (27), os shows do São João promovido pela Prefeitura de Arapiraca e Governo de Alagoas impactam diretamente na economia local e movimentam a cadeia turística. As atividades envolvidas direta e indiretamente com a festa alavancam o comércio e o setor hoteleiro, que já registram alta por conta dos eventos.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL), Antonio Bento, diz que os festejos juninos, e em especial os shows no Lago da Perucaba, trazem o incentivo cultural aliado ao crescimento do setor de serviços. “Esse evento movimenta a nossa economia, em especial os vendedores ambulantes de bebidas e comidas típicas, além de todo o comércio de vestuário, o que contribui positivamente para todo o nosso comércio”, diz.
Mais turismo
As festas também contribuem com o aumento o fluxo turístico no município, especialmente após dois anos de interrupção de diversas atividades por conta da pandemia da Covid-19, quando o número de turistas na cidade caiu. “O trade turístico está esperançoso, afinal a população, após dois anos de isolamento, está ávida por sair de casa. O São João atrai turistas e movimenta a nossa cidade como um todo, gerando toda uma cadeia de atividades, que criam empregos, renda e oportunidades de negócios, tornando Arapiraca como um grande polo receptivo”, avalia a superintendente de Turismo, Kika Tenório.
Segundo Kika, Arapiraca se destaca por trazer um São João diversificado, com manifestações culturais por toda a cidade, e os shows no Lago da Perucaba carimbam o sucesso do período e englobam uma grande rede de serviços, com montagem e instalação de uma estrutura de qualidade para consumo e diversão.
“Neste período, a cidade se torna mais pujante ainda, com a atividade hoteleira em grande ocupação, a realização de festas privadas, geração de infraestrutura, visibilidade de músicos da terra, fomento ao artesanato e dezenas de outras atividades propiciadas pelas festas juninas. É no São João que o turismo é visivel, que nosso fluxo turístico é ampliado”, aponta a superintendente.
Arapiraca é polo comercial
O universitário craibense Eduardo Mauricio, de 23 anos, aguarda ansioso a programação e já garantiu, em Arapiraca, a roupa da festa. “Craíbas não tem muita opção de roupas masculinas, então sempre que eu preciso comprar algo, venho a Arapiraca, porque aqui tem de tudo. O comércio de Arapiraca sempre foi um ponto forte da cidade. É possível encontrar de tudo e com ótimos preços, se procurar direitinho”, afirma.
O estudante também fala que percebeu um fluxo de pessoas maior que o normal no comércio da cidade. “Eu vim em dois dias nessa semana, e em ambos percebi um fluxo de pessoas maior, acho que todo mundo quer comprar uma roupa nova para o grande evento, né?”, diz.
Segundo Eduardo, a expectativa para a festa é alta em Craíbas, e ele vê muitos comentários e pessoas planejando o dia do evento. “Pelo menos entre as pessoas que eu conheço, todo mundo tá ansioso pra ir. Tenho até amigos que vão vir de cidades do sertão para prestigiar o evento, todo mundo tem um artista específico que quer assistir, porque a programação é realmente muito boa e diversificada. Eu não me lembro de uma iniciativa tão boa em muito tempo, são bandas muito maravilhosas que eles estão trazendo e todas gratuitas”, parabeniza.
Veja, abaixo, a programação completa no Lago da Perucaba:
27/06 (Segunda-feira)
Bell Marques
Márcia Felipe
Avine Vinny
Alves Correia
28/06 (Terça-feira)
Alcymar Monteiro
Barões da Pisadinha
Marcynho Sensação
29/06 (Quarta-feira)
Saia Rodada
Solange Almeida
Fascínio
30/06 (Quinta-feira)
João Gomes
Erick Land
Alana Estilizada
03/07 (Sexta-feira)
Mari Fernandez
Luiz Henrique
Marquinhos Novais
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
