Brasil

Estudante de medicina debocha de texto sobre estupro e gera revolta

No texto, o jovem, de 21 anos, escreve ironicamente como se apenas as mulheres cometessem infrações de trânsito

Por G1 MS 13/07/2022 09h09 - Atualizado em 13/07/2022 09h09
Estudante de medicina debocha de texto sobre estupro e gera revolta
À direita, o texto é da artista em que fala sobre o estupro. À esquerda, o texto do estudante debocha da situação - Foto: Redes sociais/Reprodução

Após fazer uma postagem debochando de um texto sobre estupro, o estudante de medicina Lucas Müller Mendonça disse ter escrito "uma sátira me referindo a infrações de trânsito e ironizei como se só as mulheres cometessem". O texto escrito pelo jovem causou revolta nas redes sociais.

Lucas, que cursa medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, fez uma "sátira" de um texto publicado por Tracy Figg, na segunda-feira (11). Na versão original, a artista fala sobre estupro e os riscos que as mulheres sofrem na sociedade. Veja abaixo a publicação da artista, à direita, e o texto do estudante à esquerda da imagem.

As palavras de Tracy vieram à tona depois do caso de uma gestante ser estuprada por um anestesista durante o parto, no Rio de Janeiro (RJ).

Para se "posicionar" simplesmente pela vontade de se posicionar, o estudante de medicina utilizou de uma opinião machista para desqualificar e questionar o texto que aborda sobre os estupros sofridos por mulheres.

No posicionamento enviado ao g1, Lucas questiona o ponto de vista do texto original. " Ora, os estupros não são sempre cometidos por homens, ainda que o sejam na maioria das vezes. A palavra 'sempre' exclui exceções, e este certamente não é o caso. Diante da conclusão estapafúrdia do poema original, que imputa somente ao homem o crime de estupro, fiz um poema satírico e tão ridículo quanto a conclusão do primeiro", diz o estudante.

Leia o posicionamento na íntegra do jovem abaixo:

"Primeiramente, quero deixar explícito o meu repúdio ao caso de estupro que foi noticiado. Aquilo não é um ser humano, muito menos um médico. Diante do acontecido, um perfil do Instagram publicou uma imagem que continha um poema que lamentava a situação, mas que logo tomou outro rumo. Até que, enfim, o texto finalizou com "nem todo homem, mas sempre um homem". Ora, os estupros não são sempre cometidos por homens, ainda que o sejam na maioria das vezes. A palavra "sempre" exclui exceções, e este certamente não é o caso. Diante da conclusão estapafúrdia do poema original, que imputa somente ao homem o crime de estupro, fiz um poema satírico e tão ridículo quanto a conclusão do primeiro. Nele, fiz uma sátira me referindo a infrações de trânsito e ironizei como se só as mulheres cometessem, o que é claramente não é verdade. Em nenhum momento no meu texto ironizo o estupro ocorrido, não fiz piada com estupro e muito menos fiz piada com violência. Foi apenas um texto satírico, inocente e intencionalmente absurdo a fim de expor a ideia ridícula insinuada através da frase "sempre um homem" no texto original, o que é uma conclusão ilógica, sem cabimento. Em nenhum momento comparei o crime de estupro a infrações de trânsito, isso sequer faz sentido. É óbvio que há homens que cometem infração de trânsito, assim como há, também, mulheres que estupram. E é isso que o meu texto satírico quis expor: o ridículo da conclusão do texto original".

Entenda o caso

Lucas Müller Mendonça gerou revolta nas redes sociais após debochar de um texto publicado por Tracy Figg. Na versão original, a artista fala sobre estupro e os riscos que as mulheres sofrem na sociedade.

O estudante, de 21 anos, usou a própria rede social para comentar na publicação de Tracy, debochando do texto ao abordar sobre o desempenho da mulher na direção veicular. Após o comentário, vários seguidores da artista repudiaram o estudante. “Cê tá de sacanagem, né???”, perguntou uma jovem.

Em resposta aos que reagiram indignados com a situação, o jovem escreveu: “fiz um texto satírico justamente pra expor além de ridículo é bem transfóbico. Não existem pessoas com pênis que não são homens? E não existe estupro por parte de mulheres cis? Texto ridículo por texto ridículo, eu prefiro o meu. Tit for tat”.

Ainda nas redes sociais, o estudante afirmou que criou o texto para expor a "generalização ridícula que foi feita no texto original". A "sátira", como o jovem diz, foi excluída das redes sociais após os vários comentários rechaçando a atitude.

A reportagem procurou a UFMS, mas a instituição não se pronunciou.