Geral

Equipe Renovação participa das atividades no Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino Americana

Palestras sobre racismo e empoderamento foram realizadas

Por 7Segundos com Assessoria 24/07/2022 12h12 - Atualizado em 24/07/2022 14h02
Equipe Renovação participa das atividades no Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino Americana
Equipe RenovAção participa das atividades no Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino Americana - Foto: Assessoria

A equipe RenovAção que integra o mandato da vereadora Fany Gabriella(MDB) esteve neste sábado(23) participando das atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino Americana. O evento foi uma organização do Espaço Ecobrisa, localizado no bairro Olho D'água dos Cazuzinhas, em Arpiraca.

Na programação, atividades de culturais, de religiosidade da matriz africana, de educação ambiental e palestras sobre racismo e empoderamento da mulher preta na sociedade atual.

O projeto Cuidar de Você que é uma das ações do mandado da vereadora Dra. Fany participou da programação levando prevenção e promoção à Saúde.

Durante a ação, algumas pessoas que foram atendidas pela equipe técnica em saúde apresentaram pressão arterial muito alta, o que pode caracterizar hipertensão. Elas foram orientadas a procurarem atendimento médico nas unidades de saúde.



Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o público que prestigiou o evento também pode tomar as vacina da influenza e da hepatite.

"A Fátima Santos que voluntariamente é responsável pela criação e manutenção do Ecobrisa nos convidou para particar desse dia tão importante para a mulher negra. Doamos serviços de saúde e levamos para casa muito aprendizado com a experiência deste dia maravilhoso", afirmou a vereadora.

Ecobrisa

O Ecobrisa é uma área de preservação ambiental com 18 hectares de extensão e fica localizado nos entorno do residencial Brisa do Lago, no bairro Olho D'água dos Cazuzinhas, em Arapiraca.

Desde 2012 quando foi construído o Residencial Brisa do LAgo, uma das moradoras, a técnica em jardinagem, Fátima Santos começou a arborizar o local. Primeiro plantou todas as árvores no canteiro central do residencia. De uma vez só, com a ajudar dos moradores plantou 232 mudas de diversas espécies.



Em seguida, começou a fazer trilhas e arborizar a vasta extensão de área onde havia somente plantas nativas como as craibeiras. Ao longo de 10 anos morando e arborizando o local, Fátima Santos já perdeu a contas de quantas milhares de mudas já plantou.

Além disso, realiza anualmente vários eventos ligados ao meio ambiente com o obejtivo de divulgar um espaço público que é a grande maioria da população desconhece.

"Aqui é um paraíso que precisa da intervenção do poder público para transformar em uma área de Proteção Ambiental. Há dez anos estou lutando para conseguir parceiros que ajudem a construir uma estrutura mínima que dê apoio a pesquisas das universidades e órgãos ligados ao meio ambiente", afirmou Fátima Santos.