Procon Arapiraca orienta sobre atendimento preferêncial no setores públicos e privados
Lei Federal assegura o serviço prioritário em repartições públicas, instituições bancárias e transporte coletivo
O Procon Arapiraca recebe diversas dúvidas a respeito do atendimento preferencial em repartições públicas, agências bancárias, empresas privadas e comércio em geral. Por isso, o órgão municipal orienta a população sobre esse direito, assegurado por Lei Federal há mais de 20 anos no Brasil.
O atendimento preferencial é garantido por meio da Lei 10.048, estabelecida em novembro de 2000, e é destinado a portadores de deficiência física, idosos com idade igual ou superior a 65 anos, as gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.
Como explica o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro, a Lei Federal só assegura o atendimento prioritário em repartições públicas, instituições bancárias e empresas públicas e concessionárias de transporte coletivo. “A Lei deixa bem claro que a prioridade nas filas é para os serviços públicos, dentre elas, instituições financeiras, banheiros públicos, logradouros, esses são alguns dos tópicos da referida lei. Em relação aos serviços privados, eles não têm obrigatoriedade de ter filas preferenciais”, diz.
Ainda assim, João ressalta que as empresas privadas não tem obrigação de oferecer atendimento preferencial, mas se anunciarem o previsto, devem seguir o que determina a lei. “A penalidade vai da exigência do cumprimento aplicação de prioridade na fila, até a aplicação de uma sanção administrativa através de multa”, informa o coordenador-executivo.
O Procon Arapiraca disponibiliza diversos canais de contato nos casos de descumprimento ao direito federal. O cidadão pode fazer a denúncia sem sair de casa, pelos números (82) 3522-1010 ou (82) 98213-9046, e-mail [email protected] e instagram do órgão: @proconarapiraca. Presencialmente, pode ir de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até à sede do Procon Arapiraca, localizada na Rua São Francisco, 133, Centro, e formalizar a denúncia.
Últimas notícias
Proprietário de bar é preso por exploração sexual de adolescente, em Maceió
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
