Mundo

EUA: Menino de 8 anos acha dente de 12 cm de tubarão gigante pré-histórico

O dente pertence a uma espécie parente do megalodonte, considerado o maior predador dos oceanos na pré-história

Por UOL 23/08/2022 09h09 - Atualizado em 23/08/2022 09h09
EUA: Menino de 8 anos acha dente de 12 cm de tubarão gigante pré-histórico
Com apenas 8 anos, Riley encontrou um dente de uma espécie de tubarão que tem milhões de anos - Foto: Reprodução/Palmetto Fossil Excursions

Um menino de oito anos encontrou um dente de tubarão fossilizado, de uma espécie extinta há milhões de anos, enquanto estava de férias com a família na Carolina do Sul, nos EUA. O dente pertence a uma espécie parente do megalodonte, considerado o maior predador dos oceanos na pré-história. 

Riley Gracely, que mora em Lebanon, na Pensilvânia, viajou com o pai, Justin, a mãe, Janelle, e o irmão, Collin, para Myrtle Beach no início de agosto, onde passariam alguns dias. Durante a viagem, a família parou na Palmetto Fossil Excursions, uma atração educacional de expedição de caça a fósseis em Summerville, na Carolina do Sul.

Segundo contou o pai do menino à rede de televisão norte-americana Fox News, Riley estava caminhando sobre algumas pilhas de cascalho e terra quando notou o que, para ele, parecia a ponta de um dente.

"Quando ele desenterrou o objeto, ele ficou muito animado", disse o pai. 

Não é para menos. O menino havia descoberto um dente de Otodus angustidens, de quase 12 centímetros de comprimento, na pilha de cascalho sobre a qual caminhava.

"Estamos muito orgulhosos de Riley", acrescentou o pai, lembrando que a equipe da Palmetto Fossil Excursions explicou o significado da descoberta do garoto, que se destacou por causa de sua "espécie, tamanho e condição".

O angustidens era uma espécie de tubarão mega dentado pré-histórico, que viveu entre 22 milhões e 33 milhões de anos atrás, durante as épocas do Oligoceno e Mioceno. Ele era parente do megalodonte. Para se ter uma ideia de como era o seu tamanho, um fóssil encontrado na Nova Zelândia mede cerca de 9,3 metros.

Justin também disse à Fox News que seu filho é um pescador ávido, que ama ciência e atividades ao ar livre. "Sua coleção ainda está em estágio inicial, então ele a está mantendo por enquanto, mas não se sabe por quanto tempo", afirmou o pai.

"Provavelmente encontramos sete ou oito espécies de dentes ao todo", continuou Justin. "Nós passamos férias em Myrtle Beach todo verão, então, desde o momento em que Riley e seu irmão Collin aprenderam a andar, nós passamos a procurar por esse tipo de tesouro na praia", contou.