Saúde

Idosos recebem atendimento médico domiciliar em Traipu

Para o prefeito de Traipu, Lucas Santos, o atendimento domiciliar aos idosos é estritamente necessário para fazer valer o direito deles à saúde

Por Assessoria 06/09/2022 17h05
Idosos recebem atendimento médico domiciliar em Traipu
Idosos recebem atendimento multidisciplinar sem sair de casa - Foto: Assessoria

Melhorar o acesso à saúde e a qualidade de vida das pessoas acima de 60 anos é um dos objetivos da Prefeitura de Traipu, junto com a Secretaria Municipal de Saúde. Com esse propósito, a gestão municipal instituiu a realização de atendimento médico domiciliar a pessoas idosas dependentes e semidependentes do município.

Os atendimentos são realizados nas residências dos idosos, em dias e horários definidos por equipe multidisciplinar, de acordo com o grau de dependência de cada pessoa, visando, a prevenção de doenças, a garantia do acesso a direitos e evitando a ocorrência de situações que possam fragilizar os vínculos familiares e sociais dos idosos.

O diretor administrativo do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Lucas Albert, disse que as visitas domiciliares para os idosos era um desejo antigo da pasta de Saúde e da gestão municipal. Segundo ele, a equipe de saúde já vinha pesquisando sobre a necessidade das visitas, junto com o médico geriatra Haendel Ferreira Xanchão.

“Vínhamos pesquisando sobre as necessidades de pacientes que têm poucas condições, físicas ou médicas, de se locomover. Inclusive os que não têm meio próprio de ir até um consultório. Essas foram as primeiras consultas domiciliares realizadas no município e foi vista com bons olhos por toda a equipe”, disse Lucas Albert.

Segundo o diretor do CEM, Traipu tem cerca de 25 idosos atendidos por mês e toda semana as vagas no Centro são preenchidas pela população. Por isso, as visitas domiciliares também foram vistas com bons olhos pelos pacientes. “O retorno é sempre muito positivo. A atenção e o profissionalismo do Dr. Haendel Ferreira com os pacientes geram sempre conforto e muita procura pelo atendimento”, completou Lucas Albert.

Para o prefeito de Traipu, Lucas Santos, o atendimento domiciliar aos idosos é estritamente necessário para fazer valer o direito deles à saúde, além de levar dignidade a essa população.

“O atendimento domiciliar melhora a qualidade de vida do idoso que necessita de acompanhamento contínuo, pois ele recebe um cuidado diferenciado, humanizado e qualificado. Como gestor, fico muito feliz em poder proporcionar esse serviço a esse público na minha gestão, e como pessoa fico ainda mais feliz, por ver que os idosos do nosso município estão tendo o atendimento médico necessário e que lhes é de direito”, declarou o prefeito Lucas Santos.

Além do diretor administrativo do CEM, Lucas Albert, também integraram a equipe que realizou as visitas domiciliares, o médico geriatra, Haendel Ferreira Xanchão, e a técnica em enfermagem, Mayse Everllin.