Corregedoria inspeciona Fórum e cartórios extrajudiciais de Coruripe
Des. Fábio Bittencourt esclareceu dúvidas dos Magistrados das 1ª e 2ª Varas acerca da redistribuição de processos, determinada através do Provimento CGJ n.°11/2022

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, e o Juiz Auxiliar da CGJ/AL, Dr. José Miranda Santos Júnior, inspecionaram o Fórum de Coruripe, nesta terça-feira (20/09), e aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas dos Magistrados, Dr. Mauro Baldini e Dr. Filipe Ferreira Munguba, acerca da redistribuição de processos entre as 1ª e 2ª Varas da Comarca.
A determinação da CGJ/AL foi publicada nesta segunda-feira (19), em consonância com a Lei Estadual nº 8.715, de 15 de julho de 2022, e orienta sobre a correta compensação do acervo entre as unidades judiciárias.
Além de analisar o fluxo processual das Varas, o Corregedor-Geral da Justiça também presenciou as atividades de manutenção do Fórum, que passou a apresentar goteiras e infiltrações, em virtude das chuvas de junho e julho deste ano. No momento da visita, uma equipe do Tribunal de Justiça realizava a pintura do salão do Tribunal do Júri.
Segundo o Magistrado Mauro Baldini, titular da 1ª Vara, as solicitações feitas ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) estão sendo atendidas. Ele afirmou que a presença do Corregedor-Geral da Justiça foi oportuna para apresentar algumas pendências da unidade.
“Estávamos acompanhando as visitas do Corregedor às Comarcas do interior de Alagoas, pelo portal do Tribunal, e aguardando a nossa vez; e hoje fomos agraciados. Pudemos passar as pendências estruturais do Fórum, a carência de servidores, entre outros assuntos. Desta forma, com essas colocações, esperamos que o nosso trabalho possa ser melhor, com uma jurisdição mais célere e eficaz”, comentou Dr. Mauro Baldini.
O Magistrado Filipe Ferreira Munguba afirmou que o Fórum é antigo e que a 2ª Vara foi adaptada em uma residência. Sobre a redistribuição de processos, explica que “a visita do Corregedor e do Juiz Auxiliar foi oportuna, para nos explicar de que maneira podemos fazer isso, de forma eficiente, rápida e que não venha a comprometer os processos que estão em andamento na unidade”.
Extrajudicial
As inspeções realizadas nos cartórios extrajudiciais objetivam averiguar como os serviços estão sendo ofertados à população. É papel da Corregedoria-Geral da Justiça examinar os livros dos atos notariais praticados, o cumprimento das recomendações estabelecidas pelo Juiz-Corregedor Permanente, assim como observar se as unidades cartorárias estão em conformidade com normativas da CGJ/AL e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nas visitas, o Des. Fábio Bittencourt também recomenda a digitalização de todo o acervo das serventias extrajudiciais; a atualização das placas identificadoras dos cartórios nas fachadas, com o nome e número de telefone dos interinos; a assinatura das carteiras dos funcionários pelos Tabeliães; que os cartórios disponibilizem conta bancária ou pix aos utentes e utilizem os sistemas de comunicação com a Corregedora de maneira efetiva.
Para Antônio de Bulhões Barbosa Júnior, Tabelião do 1º Serviço Notarial e Registral de Coruripe, a visita do Corregedor-Geral foi significativa, uma oportunidade de dinamizar os serviços e corrigir eventuais falhas.
“Sabemos que todo indivíduo necessita dos serviços cartorários e nós exercemos essa função priorizando prazos para ofertar isso de forma célere. Aqui, por exemplo, nós fazemos autenticação e reconhecimento de documentos, como também averbação e registro de imóveis, de modo geral”, disse.
No Cartório de Registro Civil e Notas da cidade, o Des. Fábio José Bittencourt Araújo dialogou com a interina Selma Maria Santos e estabeleceu o prazo de 30 dias para que ela cumpra determinações que visam à melhoria dos serviços ofertados.
Últimas notícias

Investigação apura suposta fraude na cota de gênero em eleição municipal de Igaci

Portaria que altera regulamentação do trabalho em feriados entra em vigor em julho

Casal trabalha para regularizar abastecimento de água em povoado de Igaci

Emprega Mais: solenidade marca abertura e início de cursos em Traipu

Polícia Civil tenta identificar suspeito de tentativa de homicídio em Rio Largo

Renato Filho abre mão da Câmara Federal e pode disputar o Senado em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
