Arapiraca receberá 1ª Mostra de Xaxado com entrada franca no Sesc no próximo domingo (6)
Os tempos de cangaço se foram, mas o ritmo permaneceu na nossa Cultura, com um estilo de dança bem peculiar
A cultura popular sempre teve força pulsante no Agreste alagoano. E, neste domingo (6), ocorrerá mais uma estreia em Arapiraca: será a realização da 1ª Mostra de Xaxado Nação Cangaço.
Com início às 16h, o evento tem entrada franca, desde que seja doado 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação terá como destino a Associação Comunitária do Bairro Santa Edwiges, que repassará os mantimentos para famílias em vulnerabilidade social da região.
Essa 1ª edição da mostra ocorrerá no ginásio do Sesc Arapiraca, bairro Santa Edwiges, local nas imediações da Prefeitura de Arapiraca, que conta com amplo estacionamento.

Quem está à frente desta, que é a primeira mostra do Estado de Alagoas nesta perspectiva, é o grupo Xaxado Nação Cangaço.
Segundo o presidente do grupo e organizador do evento, Eduardo Kellvy Rodrigues, há mais de 40 pessoas na produção do Xaxado Nação Cangaço. Idealizador deste projeto cultural, ele se destaca sendo o diretor, coreógrafo, músico e professor de dança.
“Há hoje 18 dançarinos-cangaceiros, 9 pessoas na Volante [que é a representação da polícia], mais 5 pessoas interpretando a família e 12 na produção. O grupo nasceu em novembro de 2018, tendo se apresentado no ano seguinte nos arraiás do São João de Arapiraca e no teatro do Sesc Arapiraca. Estar de volta ao Sesc é muito significativo, agora com a efetivação desta mostra, que é um grande encontro entre os grupos culturais de Alagoas, da Paraíba e de Sergipe. Venham e tragam seus familiares e amigos para vivermos juntos essa emoção e apoiarmos, cada vez mais, a Cultura no nosso Estado e em nossa cidade”, disse Eduardo, que também está por trás do Coco de Roda Balança Mas Não Cai.
Além do Xaxado Nação Cangaço, estarão presentes os grupos Xaxado Cabroar, Xaxado Coração Nordestino, Xaxado Os Bandoleiros do Anel, Xaxado Na Pisada de Lampião e Xaxado Carcará. Ao final, cada grupo receberá um troféu por participação na mostra.
CANGAÇO
Você sabia que os cangaceiros tinham uma dança própria, o xaxado? Para comemorar um feito, eles faziam uma roda e dançavam, arrastando os pés e batendo os rifles.

Os tempos de cangaço se foram, mas o ritmo permaneceu na nossa Cultura, com um estilo de dança bem peculiar.
“Resolvemos ousar, já que este é o único grupo de xaxado de Arapiraca atualmente. Integramos também o teatro na nossa apresentação, o que não é comum. Mas a dramaticidade mostra um pouco do que foi viver àquela época do cangaço e de um Sertão sem muitas oportunidades”, diz o idealizador do grupo Xaxado Nação Cangaço, Eduardo Kellvy Rodrigues.
Geralmente, os grupos de dança formados neste estilo pegam o bando do controverso Virgulino Ferreira, o “Lampião” — que é admirado por uns e criticado por outros — para servir como pano de fundo para o enredo com fugas da polícia, famílias assustadas e muita valentia.

Serviço:
O que: 1ª Mostra de Xaxado Nação Cangaço
Onde: Sesc Arapiraca – Bairro Santa Edwiges
Quando: Domingo (6)
Horário: 16 horas
Entrada: 1 kg de alimento não perecível por pessoa
Últimas notícias
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Joaquim Gomes
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
