Falta de hidrantes que funcionem prejudica atuação do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios em Arapiraca
Segundo instrução normativa do CBM/AL, a Casal seria responsável pela manutenção dos hidrantes
O Corpo de Bombeiros desempenha um trabalho extremamente necessário no combate a incêndios. Na última segunda-feira (28) e até a tarde desta terça-feira (29), os militares que fazem parte da corporação do 7º GBM, atuaram no combate a um incêndio que destruiu uma fábrica de embalagens plásticas localizada no bairro Boa Vista, em Arapiraca.
No incidente, outras três residências também foram atingidas pelas chamas e seus moradores precisaram retirar móveis, eletrodomésticos e roupas do local.
Nesta terça-feira (29), com as chamas já controladas, os militares trabalharam no chamado rescaldo, que é o processo de apagar os focos remanescentes que possam reacender as chamas. Durante o trabalho, alguns militares conversaram com o Portal 7Segundos e falaram sobre as dificuldades identificadas durante a fase mais intensa do combate ao incêndio.
Segundo o sargento Gustavo, a falta de hidrantes na Capital do Agreste faz com que os caminhões precisem se deslocar por grandes distâncias para reabastecer e retornar ao local do incêndio, o que acaba atrasando o trabalho.
A equipe responsável pelo rescaldo, por exemplo, precisou sair do bairro Boa Vista, se dirigir até o bairro Santa Edwiges, abastecer e retornar para local do incêndio. Se existissem hidrantes nos bairros e comunidades que estivessem funcionando, o trabalho do Corpo de Bombeiros seria muito mais eficiente e célere.
“Frequentemente, a gente faz levantamento sobre as condições dos hidrantes espalhados pela cidade, mas temos uma grande dificuldade em encontrá-los”, disse um dos sargentos responsáveis pela ação.
Durante o trabalho no combate ao incêndio do bairro Boa Vista, as equipes do 7º GBM contaram com o apoio dos grupamentos das cidades de Penedo e Palmeira dos Índios, e também com a disponibilização, por parte da Prefeitura Municipal de Arapiraca, de carros pipas.
De acordo com a Instrução Técnica nº 34/2021 do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), que regulamenta as condições mínimas para a instalação de hidrante urbano, a responsabilidade de manutenção desses equipamentos é da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
“A concessionária local dos serviços de águas e esgotos é atribuída à competência para o projeto, a instalação, a substituição e a manutenção dos hidrantes urbano", diz trecho do documento.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a Casal para saber se a manutenção dos hidrantes de Arapiraca está sendo realizada, mas a empresa negou ser a responsável pelos equipamentos, reforçando que a manutenção só é realizada quando demandada pelo Corpo de Bombeiros. Confira a nota completa:
"A Casal informa que não instala hidrantes e que não é responsável por essas estruturas, ou seja, elas não fazem parte do sistema de distribuição de água da Companhia. O órgão responsável pelos hidrantes é o próprio Corpo de Bombeiros. Cabe à Casal, quando demandada pelos Bombeiros, dar manutenção nos hidrantes específicos devidamente apontados pelo Corpo de Bombeiros. A Companhia, desse modo, cumpre o que determina o Artigo 45 do Decreto Nº 55.175, de 15/09/2017".
Ainda segundo as instruções do CBM/AL, novos loteamentos e condomínios precisam e instalar hidrantes urbanos nas redes de distribuição de água.
“Recomenda-se que a concessionária local dos serviços de água e esgotos ou a prefeitura somente assine o “aceite” da rede de distribuição de água do loteamento após a inspeção e testes dos hidrantes urbanos e após a verificação de que foram instalados conforme projeto aprovado, além do cumprimento dos demais requisitos legais pertinentes”, diz o item 5.1.3 do documento.
Últimas notícias
Mulher fica ferida após ser atropelada por caminhão no Benedito Bentes
Rio Largo recebe carreta da saúde da PRF com atendimentos gratuitos
Justiça mantém prisão de PM suspeito de matar enfermeiro em motel de Arapiraca
Paulo Dantas e Renan Filho autorizam início da duplicação da BR-104 em AL
Munição deflagrada em motel coincide com a encontrada com PM em Arapiraca
Justiça mantém decisões que suspenderam publicidade de serviços adultos no CRB e CSA
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
