Reaproveitamento de geobags por agricultores em Arapiraca é finalista em "oscar" do saneamento
Projeto Agreste Rural é desenvolvido pela Agreste Saneamento
O reaproveitamento de geobags - após uso em estações de tratamento (ETAs) - por mais de 40 agricultores familiares de Arapiraca, colocou a Agreste Saneamento como uma das finalistas do Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento, considerado o "oscar" do setor.
Geobags são bolsas filtrantes, fabricadas em malha de prolipropileno, que são utilizadas nas ETAs de Arapiraca e São Brás, para desidratar o lodo. Após o uso, o material que precisaria ser descartado, causando impacto ambiental, passou a ser doado aos agricultores familiares no projeto Agreste Rural, realizado em parceria com a prefeitura de Arapiraca.
Os produtores rurais utilizam as mantas para a proteção do solo na produção de hortaliças, leguminosas e frutas, auxiliando na retenção de nutrientes e redução de pragas e doenças, provocando uma redução de custos para os agricultores, uma vez que reduz a necessidade de utilização de agroquímicos.
O uso dos geobags tiveram eficácia comprovada, conferindo ao Agreste Rural importante função social, de acordo com Rafaela Santoro, supervisora de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, em Alagoas.
“Ações como essa demonstram que é possível trabalhar de forma eficiente e responsável para com o meio ambiente e a sociedade. A Agreste Saneamento entende esses conceitos e estimula junto aos colaboradores que sejam pensadas iniciativas como essa que possibilita toda uma cadeia de benefícios para a comunidade e o meio ambiente, tornando o processo de tratamento de água 100% sustentável”, pontua.
Para Rafaela, ter seu projeto como finalista da premiação mais importante do saneamento no Brasil “é um reconhecimento de um trabalho coletivo que perpassa por várias áreas e pessoas, mostrando que todo o esforço está valendo a pena. Nós ficamos felizes”.
Últimas notícias
Motociclista morre após perder controle e colidir contra cerca em Igreja Nova
Samu Alagoas registra 3.626 ligações no Carnaval, e mais de 570 foram trotes
Semed Maceió recebe documentos de aprovados no PSS a partir desta quinta (19)
Homem é preso por dívida de pensão alimentícia em Palmeira dos Índios
Hospital de Emergência do Agreste atende mais de 920 pessoas durante o Carnaval
Leandro Silva lidera mobilização para garantir acesso seguro ao Residencial Adelmo Pereira
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
