Mundo

Arqueólogos acham munição de mais de 2 mil anos com nomes de deuses gregos

A palavra "vitória" aparece gravada na outra face do projétil que era utilizado em baladeiras, um tipo de estilingue

Por UOL 13/12/2022 11h11
Arqueólogos acham munição de mais de 2 mil anos com nomes de deuses gregos
Projétil de 2.000 anos com inscrição em referência aos deuses gregos - Foto: Dafna Gazit/Israel Antiquities Authority/Divulgação)

Arqueólogos encontraram uma munição de cerca de 2 mil anos com o nome dos deuses gregos Héracles (ou Hércules) e Hauron (deus das cavernas, montanhas e deserto) em um sítio arqueológico em Yavne, Israel.

A palavra "vitória" aparece gravada na outra face do projétil que era utilizado em baladeiras, um tipo de estilingue. As informações são da Autoridade de Antiguidades de Israel.

De acordo com o jornal israelense The Jerusalem Post, a bala feita de chumbo mede 4,4 cm de comprimento e pode ter sido usada na guerra dos Hasmoneus, uma luta em prol da identidade religiosa judaica. A inscrição com o nome dos deuses tinha, portanto, a função de reforçar o êxito na batalha. 

Os diretores da escavação Pablo Betzer e Daniel Varga contextualizaram para o mesmo periódico que no século II a.C os gregos viviam sob ataque do exército Hasmoneus. Estes, por sua vez, buscavam criar um "estado puro" e homogêneo do ponto de vista ritualístico e religioso. "As balas de chumbo, anunciando a vitória iminente dos deuses pagãos de Yavne, são evidências tangíveis de uma batalha feroz que ocorreu na cidade israelense naquela época", afirmam.

A pesquisadora da Universidade Ben-Gurion do Negev, Yulia Ustinova, que teve o desafio de decifrar a mensagem, também declarou que Héracles e Hauron eram os patronos divinos de Yavne no período helenístico. 

As inscrições, disse Ustinova, eram usadas para "levantar os ânimos, assustar o inimigo, ou para energizar magicamente a própria munição do estilingue". Ainda nas palavras dela, esta é a primeira evidência arqueológica da dupla de deuses nesta cidade já que até então ambos os deuses apenas haviam sido citados em uma inscrição na ilha de Delos, na Grécia.

A bala milenar é apenas um dos achados da escavação de Yavne, um projeto em andamento e de grande escala que pode trazer outras descobertas. Nesta quarta-feira (13), o Salão de Cultura de Yavne recebe os arqueólogos para que seja feita uma primeira apresentação dos achados do sítio arqueológico, incluindo o projétil.