Acidentes

Situação das crianças na pandemia é tema da Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Prefeito Luciano Barbosa abriu evento, que acontece no auditório do Senac

Por 7Segundos com Assessoria 15/12/2022 12h12
Situação das crianças na pandemia é tema da Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece nesta quinta em Arapiraca - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

As consequências sociais da pandemia da Covid-19 e os reflexos no desenvolvimento e da garantia dos direitos da criança e do adolescente são temas da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arapiraca.

O prefeito Luciano Barbosa participou da abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (15), no auditório do Senac, no bairro Santa Edwiges.

O evento também reuniu a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Radamés Pereira, o juiz da Vara da Criança, Juventude e da Família, Alberto Almeida, a conselheira tutelar Joelma Araújo; a promotora de justiça Viviane Carla de Farias, a capitã Maria Adriana, do 3º Batalhão Militar de Arapiraca, e a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e da Juventude, Júlia Valentina, bem como de representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e de toda a sociedade arapiraquense.

Este ano, a conferência tem como tema: “A Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”

Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Radamés Pereira, falou dos impactos da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento das crianças, sobretudo de meninos e meninas oriundos de famílias mais necessitadas.

A promotora de justiça Viviane Carla de Farias avaliou a importância da união de toda a sociedade a favor da causa. “Nos deparamos diariamente com os mais diferentes casos de violência contra crianças. A solução deve ser construída com políticas públicas e o estreitamento das ações em toda a rede de proteção”, salientou.

Discussão coletiva


A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, por sua vez, disse que houve avanços na legislação, mas apontou a existência de lacunas na sociedade. “Vivemos em um país com muitos problemas e 40% das nossas crianças estão em situação de pobreza”, argumentou.

Fabrícia Galindo reforçou a necessidade de uma discussão coletiva para a construção das políticas públicas e da garantia de uma vida melhor para os jovens arapiraquenses.

O juiz da Vara da Infância, Juventude e da Família de Arapiraca, Alberto Almeida, frisou que o tamanho do crescimento da cidade é proporcional aos problemas sociais advindos desse crescimento. “Precisamos dar mais agilidade nas ações conjuntas, socioeducativas, de proteção e defesa das nossas crianças”, declarou.

O prefeito Luciano Barbosa parabenizou a todos pela mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Arapiraca.

“É importante que saiam desse encontro as diretrizes para fazermos um trabalho conjunto no combate às desigualdades sociais. Devemos ter um olhar especial para as crianças e adolescentes. A população carcerária tem em sua maioria jovens analfabetos, que não tiveram acesso à educação. Colocar as crianças na escola é importante, mas não é tudo. É importante a aprendizagem e o acesso a oportunidades no mercado de trabalho. Também devem ser definidas metas para combater esse problema, e do fruto dessa conferência sejam apresentadas ações para que possamos, de forma conjunta, melhorarmos a vida e projetarmos um futuro melhor para os nossos jovens”, completou o prefeito.