Geral

Equatorial faz alerta sobre manuseio de fogos de artificio na virada do ano

Utilização de artefatos de maneira inadequada pode provocar acidentes graves e comprometer o fornecimento de energia elétrica

Por Assessoria 27/12/2022 08h08 - Atualizado em 27/12/2022 10h10
Equatorial faz alerta sobre manuseio de fogos de artificio na virada do ano
Equatorial faz alerta sobre manuseio de fogos de artificio na virada do ano - Foto: Assessoria

Faltam poucos dias para o ano novo e há quem não abra mão de recepcionar o réveillon com os famosos fogos de artifícios. E para que 2023 comece com energia segura e de qualidade, a população deve seguir à risca as orientações da Equatorial Alagoas. O uso desses artefatos pode causar acidentes e situações de falta de energia, por isso devem ser utilizados com muita cautela e responsabilidade.

De acordo com o executivo de segurança da Distribuidora, Bruno Pimentel a explosão de fogos de artifício próximo à rede elétrica aumenta a probabilidade de acidentes ocasionados por curtos-circuitos, rompimento dos cabos e até incêndios, que comprometem o fornecimento de energia elétrica para milhares de pessoas, inclusive para serviços essenciais como hospitais, farmácias, hotéis e delegacias.

“O principal risco está no contato dos objetos pirotécnicos com a rede elétrica, pois se os fogos de artifício entrarem em contato com ela, podem acontecer interrupções no fornecimento e acidentes graves de grande porte. O correto é procurar uma área livre, distante da fiação, de árvores e pessoas que podem ser atingidas acidentalmente”, detalha o especialista.

E não para por aí. Bruno ressalta ainda, que assim como os fogos de artifícios, os sinalizadores, bombas e outros tipos de luminosos e pirotécnicos não devem ser acesos, em hipótese alguma, perto da rede elétrica e em caso de acidente deve-se manter a distância do local do evento acidental e não se deve tocar e nem tentar retirar qualquer objeto que esteja preso a rede.

“É valido frisar que somente os profissionais da Equatorial Alagoas, estão capacitados para intervir na rede elétrica e que qualquer intervenção indevida pode ocasionar prejuízos ainda maiores”, pontou.

Como proceder em caso de acidentes?

- Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;

- Jamais tocar em fios partidos;

- Acionar imediatamente a Equatorial Alagoas através da Central de Atendimento no 0800 082 0196.

Vale lembrar, que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a conta contrato do imóvel que se encontra destacado em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.

Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 0196.

Confira o checklist para garantir a chegada de 2023 sem nenhum contratempo:

- As bombas e os fogos devem ser comprados somente em locais autorizados;

- Todo o material deve ter certificado de garantia;

- Nunca deixe os explosivos no bolso;

- Jamais acenda o artefato próximo a face;

- Não estoque fogos em sua casa;

- Nunca acenda bombas e rojões na mão;

- Se o foguete falhar não tente acender de novo;

- Solte um fogo por vez e ao ar livre;

- Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta;

- Somente maiores de idade podem soltar fogos de artifício.