Equatorial faz alerta sobre manuseio de fogos de artificio na virada do ano
Utilização de artefatos de maneira inadequada pode provocar acidentes graves e comprometer o fornecimento de energia elétrica

Faltam poucos dias para o ano novo e há quem não abra mão de recepcionar o réveillon com os famosos fogos de artifícios. E para que 2023 comece com energia segura e de qualidade, a população deve seguir à risca as orientações da Equatorial Alagoas. O uso desses artefatos pode causar acidentes e situações de falta de energia, por isso devem ser utilizados com muita cautela e responsabilidade.
De acordo com o executivo de segurança da Distribuidora, Bruno Pimentel a explosão de fogos de artifício próximo à rede elétrica aumenta a probabilidade de acidentes ocasionados por curtos-circuitos, rompimento dos cabos e até incêndios, que comprometem o fornecimento de energia elétrica para milhares de pessoas, inclusive para serviços essenciais como hospitais, farmácias, hotéis e delegacias.
“O principal risco está no contato dos objetos pirotécnicos com a rede elétrica, pois se os fogos de artifício entrarem em contato com ela, podem acontecer interrupções no fornecimento e acidentes graves de grande porte. O correto é procurar uma área livre, distante da fiação, de árvores e pessoas que podem ser atingidas acidentalmente”, detalha o especialista.
E não para por aí. Bruno ressalta ainda, que assim como os fogos de artifícios, os sinalizadores, bombas e outros tipos de luminosos e pirotécnicos não devem ser acesos, em hipótese alguma, perto da rede elétrica e em caso de acidente deve-se manter a distância do local do evento acidental e não se deve tocar e nem tentar retirar qualquer objeto que esteja preso a rede.
“É valido frisar que somente os profissionais da Equatorial Alagoas, estão capacitados para intervir na rede elétrica e que qualquer intervenção indevida pode ocasionar prejuízos ainda maiores”, pontou.
Como proceder em caso de acidentes?
- Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
- Jamais tocar em fios partidos;
- Acionar imediatamente a Equatorial Alagoas através da Central de Atendimento no 0800 082 0196.
Vale lembrar, que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a conta contrato do imóvel que se encontra destacado em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.
Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 0196.
Confira o checklist para garantir a chegada de 2023 sem nenhum contratempo:
- As bombas e os fogos devem ser comprados somente em locais autorizados;
- Todo o material deve ter certificado de garantia;
- Nunca deixe os explosivos no bolso;
- Jamais acenda o artefato próximo a face;
- Não estoque fogos em sua casa;
- Nunca acenda bombas e rojões na mão;
- Se o foguete falhar não tente acender de novo;
- Solte um fogo por vez e ao ar livre;
- Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta;
- Somente maiores de idade podem soltar fogos de artifício.
Últimas notícias

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
![[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió](https://img.7segundos.com.br/jcRIOyuRra5T-BUyvkcDlWw4t5M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-105234.jpeg)
[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió

Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
