Equatorial faz alerta sobre manuseio de fogos de artificio na virada do ano
Utilização de artefatos de maneira inadequada pode provocar acidentes graves e comprometer o fornecimento de energia elétrica
Faltam poucos dias para o ano novo e há quem não abra mão de recepcionar o réveillon com os famosos fogos de artifícios. E para que 2023 comece com energia segura e de qualidade, a população deve seguir à risca as orientações da Equatorial Alagoas. O uso desses artefatos pode causar acidentes e situações de falta de energia, por isso devem ser utilizados com muita cautela e responsabilidade.
De acordo com o executivo de segurança da Distribuidora, Bruno Pimentel a explosão de fogos de artifício próximo à rede elétrica aumenta a probabilidade de acidentes ocasionados por curtos-circuitos, rompimento dos cabos e até incêndios, que comprometem o fornecimento de energia elétrica para milhares de pessoas, inclusive para serviços essenciais como hospitais, farmácias, hotéis e delegacias.
“O principal risco está no contato dos objetos pirotécnicos com a rede elétrica, pois se os fogos de artifício entrarem em contato com ela, podem acontecer interrupções no fornecimento e acidentes graves de grande porte. O correto é procurar uma área livre, distante da fiação, de árvores e pessoas que podem ser atingidas acidentalmente”, detalha o especialista.
E não para por aí. Bruno ressalta ainda, que assim como os fogos de artifícios, os sinalizadores, bombas e outros tipos de luminosos e pirotécnicos não devem ser acesos, em hipótese alguma, perto da rede elétrica e em caso de acidente deve-se manter a distância do local do evento acidental e não se deve tocar e nem tentar retirar qualquer objeto que esteja preso a rede.
“É valido frisar que somente os profissionais da Equatorial Alagoas, estão capacitados para intervir na rede elétrica e que qualquer intervenção indevida pode ocasionar prejuízos ainda maiores”, pontou.
Como proceder em caso de acidentes?
- Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
- Jamais tocar em fios partidos;
- Acionar imediatamente a Equatorial Alagoas através da Central de Atendimento no 0800 082 0196.
Vale lembrar, que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a conta contrato do imóvel que se encontra destacado em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.
Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 0196.
Confira o checklist para garantir a chegada de 2023 sem nenhum contratempo:
- As bombas e os fogos devem ser comprados somente em locais autorizados;
- Todo o material deve ter certificado de garantia;
- Nunca deixe os explosivos no bolso;
- Jamais acenda o artefato próximo a face;
- Não estoque fogos em sua casa;
- Nunca acenda bombas e rojões na mão;
- Se o foguete falhar não tente acender de novo;
- Solte um fogo por vez e ao ar livre;
- Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta;
- Somente maiores de idade podem soltar fogos de artifício.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
