Comportamento

Como Bruna Griphao e Gabriel Fop: 7 sinais de uma relação tóxica

Segundo especialista, críticas e comparações são sinais de um relacionamento tóxico, como também indicou Tadeu em discurso no BBB 23

Por Metrópoles/Pouca Vergonha 24/01/2023 08h08 - Atualizado em 24/01/2023 08h08
Como Bruna Griphao e Gabriel Fop: 7 sinais de uma relação tóxica
Bruna Griphao e Gabriel - Foto: Reprodução/Twitter

Em noite de formação do primeiro paredão no BBB 23, a relação de Bruna Griphao e Gabriel “Fop” recebeu um importante alerta do apresentador Tadeu Schmidt. O casal, formado há menos de uma semana, já apresentava sinais de um relacionamento tóxico. Durante o confinamento, o rapaz empurrou Bruna, fez piadas com sua aparência e xingou a atriz.

Com toda a movimentação do jogo, Tadeu Schmidt deu um “toque” aos participantes e alertou, em tom sério, o casal. “Quem ‘tá’ envolvido em um relacionamento talvez nem perceba, mas quem tá de fora consegue enxergar quando os limites estão prestes a ser ultrapassados“, disse o apresentador. O assunto ganhou destaque e rendeu diversos comentários nas redes sociais.

As relações tóxicas são classificadas pela sensação de tortura, seja mental ou psicológica. Segundo o psicólogo Alexandre Bez, especialista em relacionamentos, a passividade e a dissociação dos parceiros são indícios de um relacionamento tóxico.

“Usualmente, esse tipo de relacionamento é dimensionado pelas diversas formas de carências, como afetivas, relacionais e sexuais, por exemplo”, explica o especialista, que ainda ressalta: “as relações tóxicas são aquelas que afastam a mulher da felicidade”.

Discussões e desentendimentos podem afetar os companheiros, gerando uma situação desagradável no relacionamento. No entanto, o fato de ter uma relação conflituosa não significa, necessariamente, que o casal esteja em um relacionamento tóxico.

“As relações conflituosas podem gerar uma ‘situação tóxica temporária’, mas não necessariamente estabelecer uma relação tóxica efetiva. Nesse caso, basta apenas sanar as causas, após as mesmas serem isoladas. Podemos classificar as relações tóxicas pela “extensa sensação de tortura – mental, ou psicológica”, diz o psicólogo.

Sinais de um relacionamento tóxico

Uma relação tóxica pode ser resumida pelas diversas formas de abuso, como físico e verbal. Segundo o psicólogo são indícios de que há algo errado:

Críticas excessivas;
Comunicação invasiva;
Agressão, geralmente em relação à figura feminina, seja verbal, física, psicológica ou sexual;
Apontamentos, críticas e comparações;
Forçar o parceiro a admitir algo que não fez;
Conversas com tom de voz elevado e verbalização mais rígida;
Rispidez no contato físico.
Bruna, inclusive, já reclamou das atitudes grosseiras de Gabriel nos últimos dias, mas o modelo não fez nada a respeito. “Por que eu tenho que pedir desculpa?”, questionou o brother.

Diferença entre relacionamento tóxico x relacionamento abusivo

Enquanto o relacionamento tóxico é marcado, geralmente, pelas agressões no campo psicológico, a relação abusiva é caracterizada pelo sofrimento, angústia, medo e desespero, explica o psicólogo especialista Alexandre.

“Se o relacionamento for marcado pelo controle, a situação se agrava. Caso esteja envolvida com uma pessoa e ela te faça passar por algum desses elementos, você está vivendo em um relacionamento abusivo”, afirma o expert.