[Vídeo] Educador físico incentiva autistas no esporte e pais veem seus filhos serem incluídos na sociedade
O basquete e a natação contribuem para melhorar o desenvolvimento da coordenação motora e psíquica de crianças e adolescentes com autismo
Há mais de uma década que o educador físico uruguaio, Pablo Lucini, trabalha com crianças e adolescentes com autismo, em Maceió, e os incentiva aos desenvolvimentos psíquico e motoro por meio do basquetebol e da natação. O esporte tem unido pais e filhos, proporcionando a aceitação do autismo e a inclusão na sociedade.
Percebendo a necessidade da mesma interação entre pais e filhos autistas com o esporte no interior de Alagoas, Pablo Lucini decidiu expandir a prática esportiva para pessoas com autismo em Arapiraca e já trabalha com dezenas de crianças e adolescentes por meio do Centro de Medicina Física e Reabilitação (Cemfra), com apoio da Prefeitura de Arapiraca.
Em entrevista ao Portal 7Segundos, o professor explicou a importância do esporte para trabalhar o desenvolvimento físico do aluno e da natação para promover relaxamento físico e mental aos portadores do autismo. As melhorias alcançadas são acompanhadas pelos pais dos filhos que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como o autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro e afeta justamente a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente, o esporte tem contribuído para que essa comunicação dessas crianças e adolescentes sejam primeiramente aceitas pelos pais e consequentemente pela sociedade.
Durante a entrevista no 7Segundos, em Arapiraca, o professor fez questão de levar dona Maria Sandra, mãe de José Gabriel, de 15 anos, que é um exemplo claro de desenvolvimento e melhor relacionamento com a família e a sociedade, depois que começou a fazer parte do projeto do professor Pablo Lucini.
“Hoje eu entendo melhor o meu filho e estamos juntos com a ajuda do esporte para que ele seja uma pessoa incluída na sociedade e tenha um relacionamento ainda melhor com todos nós”, disse Maria Sandra.
O diretor do Cemfra, Marcos Fontes, também participou da entrevista e ressaltou a importância do incentivo da prefeitura no trabalho de desenvolvimento de autistas com a participação de seus familiares.
José Gabriel e outros membros do projeto participam dessas ações de inclusão no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (Caeti), no Clube do Servidor, onde eles praticam o basquetebol, na quadra de esportes, e a natação na piscina do complexo esportivo, mantido pela Prefeitura de Arapiraca.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre este projeto:
Serviço:
O quê: Projeto com crianças e adolescentes com autismo por meio do basquete e da natação
Onde: Cemfra Arapiraca com atividades no Caeti
Informações: Cemfra na Rua José Luís de Almeida, 471, Cavaco, Arapiraca/AL
Contato: (82) 3521-4972