[Vídeo] Educador físico incentiva autistas no esporte e pais veem seus filhos serem incluídos na sociedade
O basquete e a natação contribuem para melhorar o desenvolvimento da coordenação motora e psíquica de crianças e adolescentes com autismo
Há mais de uma década que o educador físico uruguaio, Pablo Lucini, trabalha com crianças e adolescentes com autismo, em Maceió, e os incentiva aos desenvolvimentos psíquico e motoro por meio do basquetebol e da natação. O esporte tem unido pais e filhos, proporcionando a aceitação do autismo e a inclusão na sociedade.
Percebendo a necessidade da mesma interação entre pais e filhos autistas com o esporte no interior de Alagoas, Pablo Lucini decidiu expandir a prática esportiva para pessoas com autismo em Arapiraca e já trabalha com dezenas de crianças e adolescentes por meio do Centro de Medicina Física e Reabilitação (Cemfra), com apoio da Prefeitura de Arapiraca.
Em entrevista ao Portal 7Segundos, o professor explicou a importância do esporte para trabalhar o desenvolvimento físico do aluno e da natação para promover relaxamento físico e mental aos portadores do autismo. As melhorias alcançadas são acompanhadas pelos pais dos filhos que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como o autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro e afeta justamente a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente, o esporte tem contribuído para que essa comunicação dessas crianças e adolescentes sejam primeiramente aceitas pelos pais e consequentemente pela sociedade.
Durante a entrevista no 7Segundos, em Arapiraca, o professor fez questão de levar dona Maria Sandra, mãe de José Gabriel, de 15 anos, que é um exemplo claro de desenvolvimento e melhor relacionamento com a família e a sociedade, depois que começou a fazer parte do projeto do professor Pablo Lucini.

“Hoje eu entendo melhor o meu filho e estamos juntos com a ajuda do esporte para que ele seja uma pessoa incluída na sociedade e tenha um relacionamento ainda melhor com todos nós”, disse Maria Sandra.
O diretor do Cemfra, Marcos Fontes, também participou da entrevista e ressaltou a importância do incentivo da prefeitura no trabalho de desenvolvimento de autistas com a participação de seus familiares.

José Gabriel e outros membros do projeto participam dessas ações de inclusão no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (Caeti), no Clube do Servidor, onde eles praticam o basquetebol, na quadra de esportes, e a natação na piscina do complexo esportivo, mantido pela Prefeitura de Arapiraca.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre este projeto:
Serviço:
O quê: Projeto com crianças e adolescentes com autismo por meio do basquete e da natação
Onde: Cemfra Arapiraca com atividades no Caeti
Informações: Cemfra na Rua José Luís de Almeida, 471, Cavaco, Arapiraca/AL
Contato: (82) 3521-4972
Últimas notícias

Mandato com diálogo: vereadora destaca projetos construídos com participação popular em Maceió

Em tempo recorde, Prefeitura de Girau revitaliza estradas da Zona Rural durante período chuvoso

Arapiraca sedia Final do Concurso de Quadrilhas do estado neste final de semana

Com sete casos de meningite em Alagoas, Sesau reforça medidas de prevenção

Sistema da Casal em Rio Largo vai passar por manutenção preventiva nos dias 10 e 24 de julho

Foragido da Justiça de São Paulo é preso pela Polícia Civil em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
