Arapiraca

Pesquisadores mexicanos cobram explicações após professor da Ufal ser deportado de forma arbitrária

O professor alagoano foi afastado da família por doze horas e em seguida deportado ao Brasil

Por 7Segundos 30/01/2023 13h01 - Atualizado em 30/01/2023 13h01
Pesquisadores mexicanos cobram explicações após professor da Ufal ser deportado de forma arbitrária
Pesquisadores mexicanos cobram explicações à imigração após professor da Ufal ser deportado de forma arbritária - Foto: Reprodução

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lotado no Campus Arapiraca, Diego Oliveira, foi deportado na última sexta-feira (27), ao desembarcar no aeroporto Benito Juárez, na cidade do México.

O pesquisador alagoano viajou para o país junto com a esposa e com seus dois filhos - uma criança de três anos e outra de um ano - para concluir sua pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Autônoma da Cidade do México mas, ao passar pela imigração no aeroporto, foi impedido de entrar no país, mesmo apresentando a documentação exigida.

De forma arbitrária, o professor universitário foi separado de sua família por quase doze horas, onde ficou incomunicável, e, em seguida, foi deportado de volta para o Brasil.

Um grupo composto por 23 pesquisadores vinculados ao Centro de Estudios sobre la Ciudad escreveram uma carta aberta cobrando explicações às autoridades migratórias mexicanas e aos responsáveis pela política exterior do governo do México.

"O Dr. Diego de Oliveira Souza é professor investigador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição pública no Brasil, com larga tragetória acadêmica tanto a nível de graduação como pós-graduação. Tem uma vasta produção científica, é membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, organismo pelo qual recebeu financiamento para coordenar a pesquisa "Riscos e Exigências do e no trabalho em Enfermaria no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Alagoas", diz trecho do documento.

A viagem de Diego ao México era uma das atividades planejadas durante seu pós-doutorado, onde participaria de forma presencial do Diplomado Internacional "Metrópolis y Salud" com outros colegas do Brasil e do México.

Ainda segundo a carta encaminhada às autoridades pelos pesquisadores, o professor Diego solicitou uma ligação ou que as autoridades mexicanas entrassem em contato com o Consulado Geral do México no Rio de Janeiro ou com a Embaixada do Brasil no México, mas não teve êxito.

"O artigo 78 da Lei de Imigração de Migração indica o seguinte: 'No caso de rejeição de uma pessoa estrangeira ser determinada, a autoridade de imigração entregará uma cópia da resolução a ele e à empresa que o levou ao território nacional'. Nesse sentido, é alarmante que tenham forçado a assinar documentos sem a oportunidade de lê-los e sem responderem ou explicarem o que estava acontecendo", diz outro trecho da carta.

Ao final do documento, os pesquisadores exigem a liberação de qualquer alerta migratório para que o brasileiro possa ingressar no México.

"Exigimos o ressarcimento do dano psicológico, moral e econômico sofrido pelo Dr. Diego de Oliveira Souza e sua família, a liberação de qualquer alerta migratório para que ele possa ingressar no México se assim ele desejar, sem nenhum tipo de obstáculo legal. Lembramos que este não é um evento isolado, solicitamos a revisão da abordagem e protocolos de atuação das autoridades migratórias para que cidadãos da América Latina, de modo que não se siga ocorrendo violações aos direitos humanos", finaliza a carta.