Defensoria Pública realiza ação para garantir a 1ª Certidão de Nascimento
A iniciativa é voltada, exclusivamente, para cidadãos que nunca tiraram o primeiro documento

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), juntamente com o auxílio dos municípios de Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Major Izidoro e Jaramataia, promoverá a ação de busca ativa de cidadãos que não possuem Certidão de Nascimento, com a finalidade de garantir cidadania e o acesso aos direitos fundamentais a essa população.
A iniciativa é do Defensor Público Lucas Monteiro Valença e surgiu após constatar o problema crônico de falta de documentação básica enfrentado por moradores da região, sobretudo, idosos.
Em reunião entre a Instituição e representantes da gestão e assistência social das referidas localidades, ocorrida na semana passada, os municípios se comprometeram, por meio de suas secretarias de assistência social, a promoverem a busca ativa das pessoas que nunca foram registradas civilmente, por meio de cooperação com os agentes de saúde que visitam as casas da população, a fim de que possam identificar essas pessoas e direcioná-las à Defensoria Pública.
A Certidão de Nascimento é o primeiro documento de todo cidadão ou cidadã brasileira. É a “prova” de sua existência para o país. Sem ele, é impossível retirar as demais documentações e o acesso aos direitos básicos, como a saúde e educação, é prejudicado. Além disso, sem documentos é impossível se matricular em escolas, abrir conta em banco, se aposentar, ter acesso a benefícios sociais, e, até mesmo, ser enterrado após o falecimento.
IBGE
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de três milhões de brasileiros não possuem registro civil de nascimento. Desde 2015, o instituto acompanha a estimativa de crianças que não receberam certidão de nascimento no primeiro ano de vida. As diferenças regionais são evidentes: no Sul, 0,28% da população não tem registro civil; no Sudeste, 1,1%; Centro-Oeste, 1,23%; Nordeste, 2,5% e no Norte, 7,5%. Os dados são de 2019.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
