Política

Thiago ML e Sérgio do Sindicato realizam duas sessões ao mesmo tempo na Câmara de Arapiraca

Grupo do antigo presidente ficou no plenário, enquanto grupo de Sérgio do Sindicato realizou sessão no estacionamento da Casa

08/03/2023 07h07 - Atualizado em 08/03/2023 07h07
Thiago ML e Sérgio do Sindicato realizam duas sessões ao mesmo tempo na Câmara de Arapiraca
Nova mesa diretora realiza sessão no estacionamento da casa - Foto: Luciano Amorim - 7 Segundos

O poder legislativo municipal viveu mais uma noite inédita nesta terça-feira (07), por força da decisão judicial que ordenou a posse de Sérgio do Sindicato (PSDB) como presidente da Casa de Herbene Melo. Com a negativa de Thiago ML (Pros) em deixar a cadeira de presidente, duas sessões ordinárias ocorreram ao mesmo tempo.

Já por volta das 18h, o vereador Thiago ML chegou na casa e sentou-se na cadeira do presidente da mesa diretora, assim permanecendo até o horário do início da sessão. Por volta das 19h30, Sérgio do Sindicato solicitou acesso à mesa para iniciar a sessão, quando ML pediu que o vereador procurasse a via jurídica.

Em voz alta no plenário, Sérgio destituiu a procuradoria jurídica da Casa, e anunciou a sessão para a área externa da Câmara. Um grande grupo de pessoas que acompanhavam a sessão aplaudiram a decisão, e se deslocaram até o estacionamento da Câmara, onde o novo presidente iniciou os trabalhos.

No plenário da Casa, oito vereadores participaram da "sessão" dirigida por Thiago ML; além dele, Pablo Fênix, Zé Carlinhos, Dr Fábio, Fabiano Leão, Ginaldo Bicudo, Túlio Freire e Alisson da Tim. Márcio Marques, também indicado como integrante do grupo, não compareceu.

Alguns servidores da casa continuaram seguindo as regras da antiga mesa, e permaneceram na área interior. Outros seguiram a nova gestão, e se dirigiram a área externa. Sem pautas a serem votadas, a "sessão" dirigida por ML foi encerrada em pouco mais de 15 minutos.

Do lado de fora, outros 10 vereadores realizavam a sessão ordinária do dia: Sérgio do Sindicato, Drª Fany, Márcio do Canaã, Fábio Henrique, Vicente do Remédio, Melquisedeque, Adriano Targino, Edvanio Cangandu, Rogério Nezinho e Leo Saturnino.

Durante a sessão externa, os vereadores apreciaram e aprovaram em dois turnos a Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual 2022-2025, que estavam pendentes desde dezembro, e já impediam o prefeito Luciano Barbosa (MDB) de executar algumas obras no município.

Aprovados os projetos, o novo presidente encerrou a sessão, afirmando que pretende realizar a próxima sessão nesta quinta-feira (09) já no plenário.