[Vídeo] Bancos e financeiras de Arapiraca suspendem consignado por recusarem juros a 1,70%
Sem empréstimo consignado, mais de R$ 8 milhões deixam de circular no comércio de Arapiraca, prejudicando a economia local
![[Vídeo] Bancos e financeiras de Arapiraca suspendem consignado por recusarem juros a 1,70%](https://img.7segundos.com.br/tvycfxfyyLG53-3SjvrlxNkdFbw=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/dinheiro.jpeg)
A decisão de a equipe econômica do Governo Federal em baixar a taxa de juros do empréstimo consignado de 2,14% para 1,70% desagradou o mercado financeiro. Bancos e financeiras suspenderam o serviço para aposentados e beneficiários do INSS até o governo decidir negociar uma taxa viável com os bancos.
A decisão afetou a economia em todo o país. Em Arapiraca donos de financeiras, no Centro da cidade, falaram com o Portal 7Segundos sobre a situação e se mostraram descontentes com a decisão do governo.
Evandro Rocha trabalha no ramo de empréstimos há 15 anos e também suspendeu os empréstimo consignados. Segundo ele, a taxa de juros a 1,70% é inviável para emprestar dinheiro.
"Não temos condições de negociar com esta taxa muito abaixo do que é praticado e vamos aguardar uma solução entre os bancos e o governo. Estamos apelando também ao deputado federal Daniel Barbosa para que vote a favor do projeto de lei que tramita na Câmara contra a esta medida", disse Evandro Rocha. Ele afirmou ainda que "cerca de 70% do dinheiro do consignado é injetado no comércio de Arapiraca e sem esse dinheiro mais de R$ 8 milhões deixam de circular na economia local".
Outro empresário do ramo, Nelson Rafael, uma das saídas para não parar os serviços de empréstimos é realizar o empréstimo pessoal com débito em conta, mas os juros são bem mais altos.
"No empréstimo pessoal os juros variam de 15% a 25% e esta é a opção que podemos oferecer às pessoas que precisam do dinheiro e não podem fazer o empréstimo nos bancos, que têm uma série de exigências que as financeiras não têm e facilitam a vida do cliente", afirmou Nelson Rafael.
De acordo com informações do mercado financeiro, o governo do presidente Lula tem pressa em resolver esta situação ainda este mês, para que aposentados e pensionistas do INSS não fiquem sem opção de crédito e voltem a fazer empréstimos com juros mais baixos.
Veja a matéria no vídeo abaixo:
Últimas notícias

Ceará confirma primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas no interior do estado

Mais de 11 mil aposentados e pensionistas em Alagoas já aderiram ao acordo de ressarcimento

28 armas e quase 29 kg de drogas são retirados de circulação em Alagoas

Morre Roberto Duailibi, escritor e publicitário, aos 89 anos

Lula critica ações dos EUA contra ministros do STF: 'Medida arbitrária e sem fundamento'

Professor da Ufal é convidado para examinar tubarão raro encontrado em Sergipe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
