Ufal, governo de Alagoas e Prefeitura de Penedo levam Festival de Música a Portugal
Evento é realizado nas cidades de Lisboa e Castro Daire

Uma grande parceria foi montada para levar o Festival de Música de Penedo para Portugal. Pois é, a Universidade Federal de Alagoas se uniu ao governo do estado e à Prefeitura de Penedo e, juntos, vão realizar o evento em Lisboa e Castro Daire, nos dias 25 e 26 de maio. Na programação, além de boa música, claro, tem discussão científica sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa Caravelas, vinculado à Universidade Nova (UN) de Lisboa, e o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) da Ufal.
Para o coordenador-geral, Marcos Moreira, poder levar o Festival de Música de Penedo para Portugal é uma demonstração de que nosso trabalho, enquanto Universidade, está sendo reconhecido.
“São anos dedicados a um evento que cresce e se consolida a cada ano. Agora, estamos expandindo as ações do evento e fortalecendo as ações de pesquisa e investigação que desenvolvemos. Isso também é muito importante para o nosso curso de licenciatura em Música”, enfatizou o professor.
Moreira destaca o apoio recebido pelo reitor Josealdo Tonholo, pela Prefeitura de Penedo e governo de Alagoas.
“Tenho muito a agradecer à gestão central da Ufal, na pessoa do reitor, por ele ter acreditado no nosso trabalho e nos incentivado a correr atrás do nosso sonho, que é fortalecer nosso curso de Música, por meio da parceria com pesquisadores portugueses”, assegurou.
E acrescenta:
“Também quero registrar todo apoio recebido do governador Paulo Dantas, por sua sensibilidade de entender a importância de levar o Festival para Portugal e de nos dar total apoio nesse projeto. Destaco também a parceria de sempre do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes. Penedo nos acolheu e é palco do nosso Festival desde 2018. É também um momento especial para cidade dos sobrados que comemora 387 anos. É maravilhoso poder celebrar tantas parcerias que acreditam no nosso trabalho, no trabalho da Universidade Federal de Alagoas”.

Festival conta com a organização Marcos Moreira. Foto: assessoria
Festival em Lisboa
Para realizar o Festival de Música de Penedo em Portugal, Moreira conta também com o apoio do professor e pesquisador da Universidade Nova de Lisboa, David Cranmer, coordenador do grupo Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira.
“Quero destacar a coordenação do maestro Pedro Serrano que não mediu esforços para conseguirmos realizar esse grande evento. Tudo isso junto com a parceria da Câmara Municipal [o equivalente às prefeituras do Brasil] de Castro Daire [município do distrito de Viseu, distante 320 km de Lisboa] e da Associação Bombeiros Voluntários de Castro Daire. Eles vão nos receber e abrir espaço para falarmos sobre o projeto musical luso-brasileiro envolvendo educação e turismo nas duas cidades-irmãs, Penedo e Castro Daire”, registrou.
A programação do dia 25 de maio será em Lisboa, no Colégio Almada Negreiros, Universidade Nova (UN) de Lisboa. Será um dia de atividades, começando com o Simpósio anual Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. A abertura será com recital de João Gracindo Neto, solista, com violão e guitarra.
Em seguida, começa a mesa científica Ações do Centro de Musicologia e Grupo Caravelas, com representantes do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Ufal e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem) da UN: Professores David John Cranmer, Marcos Moreira, Alberto Pacheco mais pesquisadores do Núcleo Caravelas e do Centro de Musicologia de Penedo.Também haverá uma apresentação sobre Penedo, cidade musical e a Economia Criativa, com a participação da secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Teresa Machado, e do secretário de Turismo, Jair Galvão.
Durante o Simpósio, serão apresentados os livros temáticos: Musicologia, História e Educação. E, para fechar a primeira noite, haverá um recital na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) em comemoração ao Festival de Música de Penedo. A primeira atração será o Duo Caravelas, com o tenor Alberto Pacheco e Anderson Beltrão, no piano. A segunda, Ventos do Atlântico, com Alexandre Andrade, na flauta barroca; David Cruz, no violoncelo barroco.
Programação em Castro Daire
No dia 26 de maio, o Festival de Música será em Castro Daire, no Auditório do Centro de Cultura. Quem vai apresentar será a Orquestra Hope, que fará o concerto de abertura. Em seguida começa o simpósio com o tema: Castro Daire e Penedo - Projeto musical luso-brasileiro por meio da Educação e do Turismo, com a participação de autoridades de Penedo e Castro Daire.
Em seguida haverá o concerto da Orquestra Energia de Murça. Neste dia vão acontecer oficinas didáticas: Workshop de Percussão, com o professor Jair Mendes, do Grupo Thimbodé, de Bordeaux-França; de Trompete, com o professor João Paulo Cruz, da Secretaria de Educação de Alagoas; oficina conjunta de Saxofone, Flauta e Música Brasileira, com os professores Cláudio Vieira e Douglas Rocha, da Secretaria de Cultura de Penedo.
A noite termina com muita música, claro, com Percussão, Orquestra Hope e Orfeão. Para encerrar o Festival de Música de Penedo e Castro Daire, concerto da Banda de Música Bombeiros Voluntários de Castro Daire e músicos brasileiros, sob a regência do maestro Pedro Serrano.
Últimas notícias

Mutirão atende pessoas em situação de rua nesta terça (6), na Praça Deodoro, em Maceió

Jovem é preso com maconha no comércio no município de Jacuípe

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais, de acordo com dados do Inaf

Mais de 770 vagas de emprego estão disponíveis no Sine Alagoas; confira a lista completa

Mulher sofre escoriações após ser atropelada na orla do município de Maragogi

Jovem é morto com golpe no pescoço durante evento cultural em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
