[Vídeo] Cerca de 500 pessoas precisaram de atendimento após picada de escorpião desde janeiro
Risco é maior para crianças, idosos e pessoas com comorbidades
Com hábito noturno o escorpião representa um risco de morte, principalmente em crianças e idosos. O alerta é do diretor do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), dr. Vanderly Oliveira.
De janeiro até este mês de abril, cerca de 500 pessoas deram entrada no hospital picadas pelo escorpião amarelo. O mais comum em nossa região. O escorpião se esconde em lixo e entulhos deixados em quintais e terrenos baldios e representa um perigo para a população.
O diretor do HEA afirmou ao Portal 7 Segundos que as pessoas precisam redobrar os cuidados em casa, principalmente ao calçar sapatos, ao vestir as roupas e ao se deitar na cama verificar os lençóis.
"São lugares preferidos por estes animais peçonhentos e ele ataca pela sua própria defesa e acaba picando a pessoa, que deve procurar uma unidade hospitalar, que poderá ser o Hospital de Emergência ou a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA de Arapiraca", disse o diretor do HEA, Vanderly Oliveira.
O médico explicou que ao levar uma picada de escorpião, a pessoa deve colocar de imediato compressa de água morna sobre o local atingido e ir para o hospital para receber atendimento médico. Ele disse, ainda, que a picada do escorpião provoca uma dor intensa e chega a ser insuportável.
"Em casos mais graves é preciso aplicar uma anestesia no local da picada do escorpião e o paciente ficar em observação no hospital por quatro horas a seis horas para saber se o quadro clínico dele vai melhorar ou piorar", afirmou o doutor Vanderly Oliveira.
O Hospital de Emergência do Agreste dispõe de soro contra picada de escorpião, mas só é aplicado no paciente que apresentar um quadro mais grave, principalmente entre crianças e idosos. Nesta faixa etária a depender da situação, a picada do escorpião poderá levar à morte.
Centro de Controle de Zoonoses
Em Arapiraca, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) trabalha para que a prefeitura mantenha terrenos baldios limpos de lixo e entulhos. Locais como estes, segundo o coordenador do CCZ, Ricardo Vieira, são os preferidos dos escorpiões para eles se esconderem.
"É um animal com hábito noturno e por isso ele age enquanto as pessoas estão dormindo. Mas, é necessários que todos tenham cuidados e evitem deixar lixo e entulho no quintal de casa e possam ter cuidado com lençóis de cama e mosqueteiros, porque o escorpião costuma subir para a cama por meio desses objetos que arrastam no chão", explico Ricardo Vieira.
A principal espécie pressente no Nordeste do Brasil e que causa acidentes graves é o escorpião conhecido popularmente como escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), com registro de óbitos, principalmente em crianças. Ele tem o tronco escuro e as pernas e as caldas amarelo-claro.
Assista ao vídeo, abaixo, sobre os cuidados com a picada de escorpião:
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
