Arapiraca

Além de poluir a paisagem, emaranhado de fios em postes de energia geram riscos à população

Estruturas podem causar incêndios e outros acidentes graves, como já registrados em Arapiraca

Por 7Segundos 23/04/2023 08h08
Além de poluir a paisagem, emaranhado de fios em postes de energia geram riscos à população
Emaranhado de fios elétricos - Foto: Reprodução

A maioria das cidades brasileiras está com a paisagem severamente comprometida por conta dos fios em postes. Mas se engana quem pensa o único problema dos emaranhados de fios é a poluição visual. São cabos de telefone, internet e TV à cabo, enrolados de tal forma que podem colocar em risco a segurança das redes, das pessoas e da natureza ao redor.

Na última quarta-feira (19), três postes localizados no centro comercial de Arapiraca, uma das áreas mais movimentadas da Capital do Agreste alagoano, pegaram fogo, assustando as milhares de pessoas que passavam pela região. Infelizmente, a situação não é incomum na cidade.

No dia 10 de abril, outro poste também pegou fogo na Rua Dom Vital, a poucos metros dos recentes incidentes, motivado também pelo emaranhado de fios de diferentes serviços.

Neste mesmo endereço, em agosto de 2022, uma pessoa morreu e outra ficou ferida após fios de alta tensão despencarem da estrutura. José Edson Laurindo dos Anjos passava pelo local quando foi atingido pelo fio e sofreu queimaduras de terceiro grau. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Emergência do Agreste. Na mesma ocorrência, o dono do estabelecimento comercial que fica em frente ao poste também foi atingido pelo fio, foi socorrido e liberado instantes depois.

Em dezembro de 2022, outro poste pegou fogo, desta vez na Rua Estudante José de Oliveira Leite. O incidente se soma a diversos outros.

Os riscos que essa situação representa para a população são graves e devem ser levados a sério. Além do risco de incêndios, o emaranhado de fios pode causar choques elétricos, quedas de energia e danos à infraestrutura da cidade.

Os incêndios em postes de energia elétrica são particularmente perigosos, pois podem causar explosões e incêndios em edifícios próximos, colocando em risco a vida e a propriedade das pessoas. Além disso, a falta de energia elétrica pode prejudicar o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais, escolas e empresas.

A situação em Arapiraca não é única, e muitas outras cidades enfrentam problemas semelhantes. É importante que a Equatorial Alagoas, as empresas provedoras de serviços de internet e outros serviços trabalhem em conjunto com o Município para organizar e limpar o espaço aéreo da cidade, de modo a reduzir o risco de acidentes e aumentar a segurança da população.

O engenheiro eletricista Mário Mendes explica que mesmo fios que não fazem parte da rede elétrica, representam riscos.

“O crescimento das redes de telecomunicações foi grande na última década, o que colaborou para o “inchaço” dessas ligações. A fiscalização precária permite até “estoques” de cabos no alto dos postes, à espera de futuras instalações, isso sem mencionar os que não servem para mais nada, mas foram deixados ali mesmo em vez de serem retirados pelas empresas. A confusão de fios, além da questão estética, prejudica o sistema de distribuição e compromete os postes e as próprias instalações com o seu peso”, alerta o profissional.

Enquanto isso, os moradores de Arapiraca devem estar cientes dos riscos que o emaranhado de fios representa e tomar medidas para proteger a si mesmos e suas propriedades. É importante evitar mexer ou tocar nos fios e entrar em contato com as empresas responsáveis para relatar quaisquer problemas ou preocupações em relação à infraestrutura de energia elétrica e internet.

É importante destacar que o compartilhamento de postes de energia está previsto na Lei Federal nº 9.472/97 e é regulado por resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entretanto, de acordo com a Aneel, a responsabilidade pela manutenção da fiação é das empresas distribuidoras de energia elétrica e operadoras de telefonia.

Prejuízos para o Comércio

Os constantes acidentes envolvendo fios de energia elétrica tem prejudicado lojistas do centro da cidade, principalmente por causa da interrupção do fornecimento de energia e internet, e também pelo risco de acidentes ainda maiores com clientes e funcionários.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca, Wilton Malta, afirma que é necessário buscar soluções definitivas para evitar a ocorrência de incêndios. "É necessário regulamentar e fiscalizar a fiação elétrica e cabos de internet. Verificar se todos estão em uso, eliminar os ociosos e substituir ou fazer manutenção naqueles que não estão em bom estado. O que não pode é continuar esse jogo de empurra, que além de não resolver nada, apenas contribui para que esses incêndios se tornem cada vez mais frequentes, trazendo riscos para quem anda pelo Centro, além de prejuízos para os empresários", declarou.


Paralelo a isso, o Sindilojas tem buscado, junto a outras entidades da sociedade civil, a busca por melhorias para tornar mais rápido e mais eficiente o trabalho do Corpo de Bombeiros. "Os incêndios também são assunto nas reuniões que se discutem sobre a segurança do comércio. Existem poucos hidrantes e eles não funcionam. Se um incêndio desse toma grandes proporções, os bombeiros terão dificuldades de extinguir", afirmou.

Em janeiro de 2022, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Equatorial Energia e provedores de internet da região, deu início ao reordenamento de cabos. 

O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da pasta, que informou estar trabalhando em um projeto de lei para regulamentar o compartilhamento dos postes. Confira a nota do órgão:

A Prefeitura de Arapiraca entende a problemática e tem, junto a Anatel, a Equatorial e as demais cidades que compartilham dessa situação, agido, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio e Procuradoria Geral do Município (PGM), no direcionamento do Projeto de Lei à Câmara Municipal para a sua aprovação.

Dessa forma, a secretaria direcionou para a Procuradoria Geral do Município a Lei de Compartilhamento de Infraestrutura Urbana para Telecomunicações, que encontra-se em tramitação para que em seguida seja apreciada pela Câmara de Vereadores de Arapiraca.

Foram realizadas algumas ações de reordenamento do cabeamento aéreo no município, mas a Prefeitura compreende que é hora de acelerar esse processo devido a frequência de acontecimentos no município.

É necessário uma agenda mais constante de limpeza e ordenamento para dar mais celeridade a essa ação.