Brasil

Em cerimônia curta, Zanin é empossado como novo ministro do STF

Ex-advogado de Lula vai ocupar a cadeira deixada por Lewandowski

Por 7Segundos com Terra 03/08/2023 16h04
Em cerimônia curta, Zanin é empossado como novo ministro do STF
Zanin em sabatina - Foto: Reprodução

O advogado Cristiano Zanin foi empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em cerimônia nesta quinta-feira, 3. A solenidade, que durou aproximadamente 10 minutos, contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A cerimônia foi conduzida pela ministra Rosa Weber e ocorreu presencialmente no plenário do Supremo. Além de Lula, estiveram presentes os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco.

O roteiro da posse seguiu os seguintes procedimentos:

> A sessão foi iniciada pela presidente Rosa Weber, com a execução do Hino Nacional.

> Seguindo a tradição, o ministro mais antigo da Corte presente na sessão e o mais novo conduziram Cristiano Zanin ao plenário.

> Cristiano Zanin prestou o juramento de cumprir a Constituição. Depois da leitura pelo diretor-geral do STF, o termo de posse foi assinado e o novo ministro foi oficialmente declarado empossado pela presidente do tribunal.

> Após a cerimônia formal, será oferecido um jantar em homenagem a Zanin, organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O evento ocorrerá em um local situado às margens do Lago Paranoá, em Brasília.

Conforme informado pela AMB, os custos serão arcados pela venda de ingressos aos convidados, sendo o valor de cada entrada estabelecido em R$ 500.

A indicação de Zanin para ocupar a vaga no STF foi oficializada pelo presidente Lula no início de junho após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Posteriormente, o Senado aprovou a indicação no dia 21 do mesmo mês. Com isso, Zanin se prepara para tomar posse como novo ministro da mais alta corte do País.