Ministra da Mulher elogia projeto de Rodrigo Cunha e senador pede criação de unidades da Casa da Mulher Brasileira em AL
A iniciativa é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres e integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres
No dia em que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340 / 2006) comemorou 17 anos de existência, o senador Rodrigo Cunha (Podemos) recebeu em seu gabinete a ministra das Mulheres Cida Gonçalves. No encontro, Cunha pediu que Alagoas seja contemplada com um dos mais importantes projetos do governo federal voltado ao público feminino: a Casa da Mulher Brasileira.
A iniciativa é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres e integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
“A Lei Maria Penha completou 17 anos. E para marcar esta data essencial na luta por direitos e no combate à violência contra as mulheres, tive a honra de receber em nosso gabinete a ministra da Mulher, Cida Gonçalves. Queremos o avanço das políticas de apoio e defesa das mulheres, trabalhamos por isso no Congresso e temos plena consciência de que o Brasil precisa dar exemplo no combate ao assédio, às violências física e psicológica e aos feminicídios”, reiterou Rodrigo Cunha.
Autor da lei que garante a ampliação do número de Delegacias da Mulher com funcionamento 24 horas – que foi um dos assuntos em foco no encontro com a ministra no Senado –, Rodrigo Cunha também debateu com a gestora questões fundamentais para a garantia da defesa e do respeito para com as mulheres como investimentos em projetos de autonomia financeira e a chegada em Alagoas do programa das Casas.
A ministra agradeceu o empenho de Rodrigo Cunha à causa de defesa das mulheres, afirmando que a Lei criada por Rodrigo Cunha “é fundamental porque as mulheres também sofrem violência à noite, nos feriados e nos finais de semana e precisamos destas delegacias trabalhando 7 dias e 24 horas ininterruptamente. E nós no governo federal estamos trabalhando, junto ao Ministério da Justiça, para garantir que esta Lei seja executada em todo o país”.
O projeto da Casa faz parte do “Programa Mulher Vivendo sem Violência”, sendo uma das estratégias de enfrentamento à violência de gênero, de acordo com o disposto na Lei Maria da Penha. Alagoas ainda não conta com unidade do projeto, realidade que deve mudar com o trabalho de Rodrigo Cunha em prol da causa.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
