Direitos Humanos

[Vídeo] Em Arapiraca, o Agosto Lilás trabalha a conscientização contra a violência psicológica sofrida por mulheres

Nos últimos 12 meses Arapiraca registrou mais 38 casos de violência contra a mulher, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Por 7Segundos 12/08/2023 08h08
[Vídeo] Em Arapiraca, o Agosto Lilás trabalha a conscientização contra a violência psicológica sofrida por mulheres
Fabrícia Galindo destaca ações do Agosto Lilás em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Um mês com a cor lilás para ressaltar e conscientizar a população sobre a violência sofrida pela mulher em diversas situações. Em Arapiraca, o projeto Agosto Lilás ressaltou, em especial, a violência psicológica e despertou a conscientização de todos com o tema “O que os olhos não vêem, o coração sente”.

Essa temática ganhou repercussão pelo fato de a violência psicológica ser uma agressão verbal, porém silenciosa, e que machuca a mulher em todos os aspectos e não apenas psicológico.

Em entrevista à Rede Antena 7, do portal 7egudos, a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Arapiraca, Fabrícia Galindo, destacou o trabalho da equipe multidisciplinar da secretaria para realizar ações durante todo o mês em proteção à mulher.

“Esta campanha traz um dos tipos de violência contra a mulher, que é a violência psicológica, que muitas vezes ela passa invisibilizada pela nossa sociedade e destacamos esta violência, porque a violência física podemos identificar quando ela ocorreu e a psicológica é mais difícil”, relatou Fabrícia Galindo.

A secretaria de Desenvolvimento Social explicou que até mesmo as mulheres ficam sem saber e entender que a violência psicológica é um tipo de violência contra a mulher.

“Lançamos um vídeo com exemplos desse tipo de violência e um boletim com informações sobre a violência contra a mulher nos últimos 12 meses em Arapiraca”, frisou.

Fabrícia Galindo afirmou que a Secretaria de Desenvolvimento atendeu no Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) cerca de 700 mulheres e foram registrados 38 novos casos de violência à mulher e conseguiram chegar aos serviços da prefeitura para pedirem ajuda.

“Nós sabemos que muitas mulheres sofrem diariamente com violência, mas elas não têm coragem de denunciar. Então, esse mês de agosto, o Agosto Lillás, vem para sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar, mas também para sensibilizar e mostrar a Lei Maria da Penha para que todos entendam quais são os seus direitos e quando esses direitos são violados”, detalhou Fabrícia Galindo.

A secretária de Desenvolvimento Social relatou ainda as mulheres que tiverem seus direitos violados deverão ligar para o número 180, que tem uma equipe qualificada para orientar a vítima de violência.

Em Arapiraca a prefeitura disponibiliza o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), que fica na rua Antônio Barbosa, s/n, no bairro Canafístula, com uma equipe multidisciplinar para atender à mulher.

“Qualquer mulher que queira buscar informações e precise de ajuda lá tem uma equipe capacitada com psicólogas, advogadas, assistentes sociais que estão preparadas para ajudar e fortalecer a mulher, que muitas vezes não tem coragem de fazer a denúncia, mas ela quer esse fortalecimento.

A programação do Agosto Lilás está distribuída nos nove Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além da Tenda Lilás que levará as ações para comunidades rurais do município de Arapiraca como Canaã (Fazenda Velha), no dia 9/8; na Comunidade Quilombola do Carrasco, no dia 17/8 e na Comunidade Quilombola do Pau d’Arco, no dia 23/8.

“Nessa tenda as mulheres terão todos os serviços de políticas públicas para elas e do CRAMSV para que elas se sintam mais acolhidas e possam se sentirem seguras para relatarem suas histórias”, destacou Fabrícia Galindo.

A secretária destacou que o município de Arapiraca já avançou muito com relação à rede de proteção à mulher com a aplicação da Lei Maria da Penha e da existência da Patrulha Maria da Penha em ação no município, proporcionando mais segurança à mulher que é acompanhada por um grupo de pessoas capacitadas e qualificados.

“Estamos avançando por meio de uma rede de enfrentamento à violência à mulher, mas a gente precisa muito avançar na questão educacional, na questão de entender que todos os seres humanos precisam ser respeitados por seus direitos, independentemente da questão de gênero”, esclareceu Fabrícia Galindo.

Assista ao vídeo com a entrevista completa com a secretária Fabrícia Galindo:

Veja a programação completa aqui e, abaixo, as ações que serão realizadas:

11/08/2023 - Agosto Lilás no CRAS Mangabeiras;

14/08/2023 - Agosto Lilás no CRAS Manoel Teles;

16/08/2023 - Participação na Mesa Redonda com o tema: "Violência doméstica e rede de atendimento à Mulher", a convite da Secretaria Municipal de Assistência Social Prefeitura Municipal de Olho D'água Grande/AL;

16/08/2023 - Agosto Lilás no CRAS Paineiras; 

17/08/2023 - Agosto Lilás no CRAS Cazuzinhas; 

17/08/2023 • Agosto Lilás na UBS Carrasco - Comunidade Quilombola

23/08/2023 - Agosto Lilás na UBS Pau d'Arco - Comunidade Quilombola.