Justiça condena vereador a 3 anos de prisão por incitar violência contra pessoas trans
Franciney Joaquim dos Santos, vereador pelo município de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, foi condenado pela Justiça a três anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pela prática do crime de incitação à discriminação.
Durante uma sessão da Câmara, o vereador afirmou que as pessoas trans que desejassem usar banheiro público deveriam "levar uma pisa boa, sofrer uma coça".
O crime foi levado ao Ministério Público que ofereceu denúncia e a justiça acatou o pedido. "Ao se posicionar sobre o assunto, ele proferiu falas que incitavam a violência contra essa parcela da população LGBT", afirmou a promotora de Justiça Hylz Torres.
De acordo com o promotor de Justiça Lucas Sachsida,que também atuou neste caso, o imunidade parlamentar que um vereador goza, não anula as falas transfóbicas proferidas pelo parlamentar. "A prerrogativa não pode ser utilizada como justificativa para todos os tipos de conduta, muito menos para práticas de incentivo à violência", afirmou o promotor .
O juiz Filipe Ferreira Munguba, que julgou procedente o pedido do MP, afirmou que o vereador é barachel em direito e possui conhecimento das leis e, por conta disso, sabe que o discurso de ódio tem potencial para influenciar seus eleitores e terceiros.
Na decisão, o magistrado afirma que o vereador é reincidente neste tipo de conduta e, por conta disso, fixou a pena em três anos, seis meses e 22 dias de reclusão, que devem ser cumpridos iniciamente em regime fechado, além do pagamento de multa referente a 250 salários-minimos.
Mesmo assim, o vereador poderá recorrer da decisão em liberdade, mas deve cumprir medidas cautelares, entre elas a exclusão do seu perfil do Instagram e de outras redes sociais em que a fala transfóbica tiver sido postada.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
