Saúde deve medicar pessoas que tiveram contato com criança morta com suspeita de meningite
A criança foi submetida a um exame para detectar a doença, mas o resultado só sairá em 15 dias
A Secretaria de Saúde de Arapiraca deve adotar medidas preventivas para as pessoas que tiveram contato com a criança de quatro anos que morreu com suspeita de meningite na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, na segunda-feira (21). Parentes, professoras da creche e outras crianças que estudavam na sala do menino deverão receber medicações via quimioprofilaxia.
A morte de no menino com suspeita de meningite foi confirmada, nessa segunda-feira (21), pela Secretaria Municipal da Prefeitura de Arapiraca. Segundo nota divulgada pela secretaria, a criança deu entrada na UPA no domingo (20) com quadro de febre, diarreia, vômito e dor abdominal.
O estado de saúde da criança se agravou e ela morreu cerca de quatro horas depois, após uma crise convulsiva.
Após ter tomado conhecimento de um caso suspeito de meningite, a Secretaria de Saúde de Arapiraca tomou todas as medidas cabíveis em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que a criança estudava em uma creche de Arapiraca.
A criança foi submetida a um exame para confirmar a doença, mas o resultado só deverá sair em 15 dias.
Reunião com os pais
O Centro de Educação Infantil Boa Vista retornou com as atividades normais, seguindo as normas da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e órgãos competentes. Às 16h desta terça-feira (22) haverá uma nova reunião, na própria creche, com os pais e/ou responsáveis pelos alunos e alunas.
Confira o comunicado da SMS na íntegra, abaixo:
COMUNICADO
A Secretaria de Saúde de Arapiraca comunica o óbito de uma criança de 4 anos de idade, sendo considerado um caso suspeito de doença meningocócica.
A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, neste domingo (20), com febre, vômitos, diarreia e dor abdominal, evoluindo com crise convulsiva e óbito em cerca de 4 horas.
Tendo conhecimento de que se trata de um caso suspeito, o órgão reforça que já foram tomadas todas as medidas cabíveis em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A secretaria informa que a Rede de Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência do município também receberam as devidas orientações para prestar assistência seguindo o protocolo.
Últimas notícias
Diogo Defante é detido após brincadeira com segurança nos EUA
Operações da PM resultam na apreensão de 41 armas de fogo e 57 kg de drogas em Alagoas
Polícia Civil prende suspeito de homicídio e tentativa de homicídio em Girau do Ponciano
Câmeras registram momento da queda de helicóptero após choque no ar no Rio
Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados
Veículo capota e deixa vítima presa às ferragens no município do Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
