Saúde deve medicar pessoas que tiveram contato com criança morta com suspeita de meningite
A criança foi submetida a um exame para detectar a doença, mas o resultado só sairá em 15 dias
A Secretaria de Saúde de Arapiraca deve adotar medidas preventivas para as pessoas que tiveram contato com a criança de quatro anos que morreu com suspeita de meningite na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, na segunda-feira (21). Parentes, professoras da creche e outras crianças que estudavam na sala do menino deverão receber medicações via quimioprofilaxia.
A morte de no menino com suspeita de meningite foi confirmada, nessa segunda-feira (21), pela Secretaria Municipal da Prefeitura de Arapiraca. Segundo nota divulgada pela secretaria, a criança deu entrada na UPA no domingo (20) com quadro de febre, diarreia, vômito e dor abdominal.
O estado de saúde da criança se agravou e ela morreu cerca de quatro horas depois, após uma crise convulsiva.
Após ter tomado conhecimento de um caso suspeito de meningite, a Secretaria de Saúde de Arapiraca tomou todas as medidas cabíveis em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que a criança estudava em uma creche de Arapiraca.
A criança foi submetida a um exame para confirmar a doença, mas o resultado só deverá sair em 15 dias.
Reunião com os pais
O Centro de Educação Infantil Boa Vista retornou com as atividades normais, seguindo as normas da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e órgãos competentes. Às 16h desta terça-feira (22) haverá uma nova reunião, na própria creche, com os pais e/ou responsáveis pelos alunos e alunas.
Confira o comunicado da SMS na íntegra, abaixo:
COMUNICADO
A Secretaria de Saúde de Arapiraca comunica o óbito de uma criança de 4 anos de idade, sendo considerado um caso suspeito de doença meningocócica.
A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, neste domingo (20), com febre, vômitos, diarreia e dor abdominal, evoluindo com crise convulsiva e óbito em cerca de 4 horas.
Tendo conhecimento de que se trata de um caso suspeito, o órgão reforça que já foram tomadas todas as medidas cabíveis em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A secretaria informa que a Rede de Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência do município também receberam as devidas orientações para prestar assistência seguindo o protocolo.
Últimas notícias
Tia Júlia realiza visita técnica às obras de manutenção na Escola Rosinha Pimentel
Prévias carnavalescas movimentam finais de semana em Penedo
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
