Idosos são capacitados em curso de inclusão digital pelo Ministério Público em Campo Alegre
No curso proposto pelo MPAL, os alunos aprenderão a baixar fotos, vídeos e aplicativos, navegar na Internet, entrar e criar lives nas redes sociais
A idade de dona Filadélfia Silva não foi empecilho para ela voltar à sala de aula. Pelo contrário: aos 68 anos, ela era uma das alunas mais ansiosas para o curso de inclusão digital, iniciado na tarde desta segunda-feira (21), no município de Campo Alegre, durante o primeiro dia de execução do projeto Idoso Cidadão, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas. Durante dois meses, ao lado de mais 14 idosos, a aposentada aprenderá a utilizar a tecnologia a seu favor, sendo treinada para fazer uso de aplicativos, redes sociais e acessar páginas da Internet.
No comando dos trabalhos, na Promotoria de Justiça de Campo Alegre, está o promotor de Justiça Andresson Charles Silva Chaves, que aderiu ao projeto Idoso Cidadão, vinculado ao Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do MPAL e coordenado pela promotora de Justiça Marluce Falcão. “Aprender a usar essas ferramentas tornará essas pessoas mais independentes e menos suscetíveis a golpes virtuais. Nosso desejo é para que venham muitas outras turmas depois desta aqui, que está sendo pioneira na capacitação. Tirem o máximo de proveito e contem com o Ministério Público sempre, nós estamos aqui como instrumento de transformação social”, disse ele, durante o bate-papo de abertura do curso.

Dona Filadélfia falou em nome dos alunos e agradeceu pela oportunidade de estar recebendo o conteúdo: “Quero aprender a baixar o aplicativo do banco e consultar o meu saldo, acessar os dados do meu INSS, entrar para as redes sociais. A gente tem que evoluir junto com o mundo, não é? Obrigada ao Ministério Público e a Prefeitura de Campo Alegre”, declarou a aposentada.
A execução do projeto será acompanhada de perto pelo Ministério Público que, para implantar a primeira turma, contou com a parceria do Poder Executivo. As Secretarias Municipais da Mulher, Juventude, Idoso e Família e de Educação cederam o espaço, a professora e o acesso à Internet.
Conteúdo programático
No conteúdo programático do curso proposto pelo MPAL, os alunos aprenderão sobre como baixar fotos, vídeos e aplicativos, navegar na Internet, entrar e criar lives nas redes sociais, participar de reuniões on-line, fazer videochamadas e como se prevenir de golpes virtuais.

Ao final do curso, um smartphone será sorteado entre os alunos mais assíduos. Os aparelhos estão sendo adquiridos por meio de transações penais propostas pelo Ministério Público que, diante de crimes de menor potencial ofensivo, tem pedido a conversão da pena dos delitos cometidos para produtos que possam beneficiar entidades, projetos e instituições públicas.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
