Idosos são capacitados em curso de inclusão digital pelo Ministério Público em Campo Alegre
No curso proposto pelo MPAL, os alunos aprenderão a baixar fotos, vídeos e aplicativos, navegar na Internet, entrar e criar lives nas redes sociais
A idade de dona Filadélfia Silva não foi empecilho para ela voltar à sala de aula. Pelo contrário: aos 68 anos, ela era uma das alunas mais ansiosas para o curso de inclusão digital, iniciado na tarde desta segunda-feira (21), no município de Campo Alegre, durante o primeiro dia de execução do projeto Idoso Cidadão, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas. Durante dois meses, ao lado de mais 14 idosos, a aposentada aprenderá a utilizar a tecnologia a seu favor, sendo treinada para fazer uso de aplicativos, redes sociais e acessar páginas da Internet.
No comando dos trabalhos, na Promotoria de Justiça de Campo Alegre, está o promotor de Justiça Andresson Charles Silva Chaves, que aderiu ao projeto Idoso Cidadão, vinculado ao Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do MPAL e coordenado pela promotora de Justiça Marluce Falcão. “Aprender a usar essas ferramentas tornará essas pessoas mais independentes e menos suscetíveis a golpes virtuais. Nosso desejo é para que venham muitas outras turmas depois desta aqui, que está sendo pioneira na capacitação. Tirem o máximo de proveito e contem com o Ministério Público sempre, nós estamos aqui como instrumento de transformação social”, disse ele, durante o bate-papo de abertura do curso.

Dona Filadélfia falou em nome dos alunos e agradeceu pela oportunidade de estar recebendo o conteúdo: “Quero aprender a baixar o aplicativo do banco e consultar o meu saldo, acessar os dados do meu INSS, entrar para as redes sociais. A gente tem que evoluir junto com o mundo, não é? Obrigada ao Ministério Público e a Prefeitura de Campo Alegre”, declarou a aposentada.
A execução do projeto será acompanhada de perto pelo Ministério Público que, para implantar a primeira turma, contou com a parceria do Poder Executivo. As Secretarias Municipais da Mulher, Juventude, Idoso e Família e de Educação cederam o espaço, a professora e o acesso à Internet.
Conteúdo programático
No conteúdo programático do curso proposto pelo MPAL, os alunos aprenderão sobre como baixar fotos, vídeos e aplicativos, navegar na Internet, entrar e criar lives nas redes sociais, participar de reuniões on-line, fazer videochamadas e como se prevenir de golpes virtuais.

Ao final do curso, um smartphone será sorteado entre os alunos mais assíduos. Os aparelhos estão sendo adquiridos por meio de transações penais propostas pelo Ministério Público que, diante de crimes de menor potencial ofensivo, tem pedido a conversão da pena dos delitos cometidos para produtos que possam beneficiar entidades, projetos e instituições públicas.
Últimas notícias
Arthur Lira lidera nova pesquisa para o Senado com 38,91% em Alagoas
PF desarticula quadrilha que usa dados de mortos para fraudar pensões em AL
Justiça mantém vídeo de candidato bolsonarista insultando alunos na Ufal
Mais de R$5,6 bilhões de reais seguem nos bancos aguardando resgate
Câmeras registram chegada de suspeitos antes de homicídio em Arapiraca
Flávio Bolsonaro tem 46% e Lula 44% no segundo turno e têm empate técnico
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
