Nave indiana chega à superfície da Lua e se prepara para novos desafios
Pessoas de todo a Índia assistiram ao pouso na quarta-feira, com quase 7 milhões de espectadores acompanhando a transmissão ao vivo pelo YouTube
O rover lunar indiano da espaçonave Chandrayaan-3 começou a explorar nesta quinta-feira a superfície do polo sul da Lua e conduzir experimentos, disse o chefe da agência espacial da Índia.
A espaçonave pousou no inexplorado polo sul da Lua na quarta-feira, tornando a Índia o primeiro país a alcançar esse feito poucos dias depois que a sonda russa Luna-25 falhou em uma missão semelhante.
A aterrissagem suave do módulo de pouso após uma tentativa fracassada em 2019 gerou alegria e celebração generalizadas no país mais populoso do mundo. A mídia saudou o pouso histórico como o maior feito científico da Índia.
O chefe da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), S. Somanath, disse que o módulo de pouso e o veículo espacial estão em boas condições e "ambos estão funcionando muito bem", mas os experimentos ainda não começaram.
O veículo, denominado "Pragyan", possui dois instrumentos para conduzir experimentos de elementos e composição química, e um exercício robótico de planejamento de trajetória para futuras explorações.
Chandrayaan significa "veículo lunar" em hindi e sânscrito. Espera-se que o rover permaneça funcional por duas semanas, ou um dia lunar, período de tempo em que seu equipamento movido a energia solar foi construído para durar.
Somanath disse que havia "muitos problemas" na superfície da Lua que a ISRO enfrentará pela primeira vez, especialmente poeira lunar e temperaturas que podem impactar partes móveis.
"Os mecanismos, os itens móveis... podem ficar emperrados com a poeira ali. Ela pode entrar nas peças móveis e travá-las, os rolamentos do sistema podem não funcionar, os motores podem não funcionar", disse ele ao canal CNN-News 18.
O polo sul da Lua é cobiçado por causa da água congelada presente na região. A água pode vir a ser uma fonte de combustível, oxigênio e para consumo humano em missões futuras, mas o terreno acidentado da região torna a aterrissagem um desafio.
Pessoas de todo a Índia assistiram ao pouso na quarta-feira, com quase 7 milhões de espectadores acompanhando a transmissão ao vivo pelo YouTube.
Últimas notícias
Homem é preso com cocaína após denúncia de usuário em Teotônio Vilela
Jovem fica ferido em colisão envolvendo dois carros e uma moto em Maceió
Bolsonaro está deprimido e ansioso por conta dos soluços, dizem médicos
Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro para esta quinta (25)
Motociclista fica ferido após colisão com carro de luxo em avenida de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
