“Minha eterna gratidão a todos vocês”, diz Faustão após receber alta hospitalar
Apresentador, que estava internado desde o dia 5 de agosto, passou por transplante de coração há duas semanas
Após receber alta hospitalar na manhã deste domingo (10), o apresentador Fausto Silva, o Faustão, detalhou como deve ser sua recuperação depois de passar por um transplante de coração.
“Agora eu tenho uma segunda fase, são mais dois, três meses de fisioterapia para recuperação. Mais uma vez, minha eterna gratidão a todos vocês. E vamos à luta”, afirmou Faustão em vídeo publicado nas redes sociais.
“Estou em casa, iniciando uma nova fase. Mas antes, de novo, agradecimento eterno a cada um de vocês que rezaram, fizeram mensagens de solidariedade, de apoio. Tudo isso me ajudou muito nessa luta pela vida. Agradecer à família do doador, que eu não tenho palavras, mas vou rezar por eles o resto da minha vida”, disse Faustão.
Como foi o transplante de Faustão?
Faustão recebeu o novo coração no último dia 27. O órgão veio de Santos, no litoral paulista, de helicóptero. Também nas redes sociais, a esposa do apresentador, Luciana Cardoso, compartilhou os bastidores da chega do órgão ao hospital na capital paulista.
De acordo com a Secretária de Saúde de São Paulo, a partir do momento em que houve a disponibilidade do órgão, o sistema selecionou doze pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante.
Destes, quatro tinham prioridade. Faustão ocupava a segunda posição nesta lista e recebeu o órgão depois de a equipe do paciente que estava em primeiro lugar na lista de prioridade recusar o órgão.
Após a cirurgia, sua mulher, Luciana Cardoso, compartilhou uma carta de agradecimento aos amigos, equipe médica e à família de quem doou os órgãos, entre eles o coração recebido pelo apresentador.
Ela disse que, “em um momento de dor e sofrimento”, a família do doador “disse sim e permitiu que não só o Fausto pudesse ter mais tempo ao lado dos filhos, como tantos outros receptores que hoje estão comemorando essa recuperação”.
“Fiquei muito feliz em saber que aqui, nesse mesmo hospital, uma pessoa por meio do SUS também recebeu desse mesmo receptor outro órgão e sua segunda chance de vida”, encerrou.
Como funciona a fila de transplantes?
No Brasil, todos os transplantes de órgãos respeitam o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), sejam eles custeados pelo SUS, por planos de saúde ou pagos pelo paciente. Saiba mais nesta matéria.
Segundo o cardiologista Lázaro Miranda, o paciente só entra na lista após ter seu estado de saúde avaliado pela equipe médica. Se ele e a família concordarem, o médico pode inseri-lo no SNT.
Cada estado ou região organiza a sua própria lista e todas são monitoradas pelo sistema e outros órgãos de controle federais. A fiscalização é feita para que nenhuma pessoa conste em duas listas diferentes e nenhuma norma legal seja desrespeitada.
Últimas notícias
Representando Girau, Junina Girassol é uma das grandes finalistas do Circuito Alagoano de Quadrilhas
Residência de suspeito de matar a tiros na cabeça o ex-sogro é incendiada em São Miguel dos Campos
Mulher que alugou outdoor para achar marido engata namoro sério
Dunga dança música de Shakira e "gingado" do ex-atleta viraliza
"Vidente da Copa" prevê invasão alienígena no jogo de Brasil e Escócia
Gestão da Ufal autoriza início das obras no Instituto de Matemática
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
