Promotoria de Arapiraca é finalista em prêmio do CNMP com projeto para adolescentes que cumprem medida socioeducativa
Projeto Recomeçar atua também de forma preventiva junto a jovens em situação de vulnerabilidade
O Ministério Público de Alagoas é finalista do Prêmio CNMP 2023 com o projeto “Recomeçar – Oficina de Jovens Aprendizes”, realizado pela 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, voltada à proteção da infância. O projeto busca atuar de forma preventiva, capacitando jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, com foco em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
O promotor de Justiça Maurício Wanderley explica que, por meio do projeto, adolescentes em conflito com a lei têm a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes, em uma parceria com o SENAC. Caso eles tenham interesse em participar da iniciativa, o juiz suspende a medida protetiva e, com o acompanhamento do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), os jovens passam a frequentar as aulas.
“Nós fazemos uma ponte com as empresas de Arapiraca para que esse jovem, após o curso, consiga uma vaga no mercado de trabalho. O aproveitamento do projeto é muito bom. Segundo o Creas, cerca de 90% dos adolescentes do projeto conseguem emprego e não voltam a cometer atos infracionais. Realizado desde 2019, o projeto já inseriu mais de 40 jovens no mercado de trabalho”, relata.
Vale lembrar que o projeto não atende apenas adolescentes em conflito com a lei, ofertando cursos também para jovens em situação de vulnerabilidade que desejam se profissionalizar. A ideia, segundo o promotor de Justiça, é atuar de forma preventiva. “Com isso, buscamos evitar que o adolescente entre no mundo do tráfico de drogas, por exemplo. Fazemos um levantamento na cidade sobre o número de adolescentes, vagas de jovens aprendizes e fazemos a ponte”, explica.
Educação e inclusão
A promotora de Justiça Viviane Karla Farias defende que o “Recomeçar”, como o próprio nome do projeto sugere, permite aos jovens enxergarem outras possibilidades para o futuro. Há casos de adolescentes com envolvimento com tráfico de drogas que conseguem colocação no mercado de trabalho após participarem do projeto, afirma a promotora.
“O ‘Recomeçar’ tem transformado vidas, permitindo que jovens possam voltar a sonhar e ter oportunidades concretas de ter suas rotas de vida redirecionadas positivamente. Temos vários exemplos de jovens antes envolvidos com o tráfico de drogas e que, depois da realização dos cursos, puderam se inserir no mercado de trabalho, iniciar um curso de nível superior e terem suas vidas transformadas da melhor forma”, relembra.
Gestão
A notícia foi recebida com muito entusiasmo pela alta gestão do Ministério Público de Alagoas. O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, destacou a relevância social do projeto, que tem impactado a vida de jovens na cidade de Arapiraca. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar os promotores de Justiça Maurício e Viviane Karla, responsáveis pela coordenação do projeto.
“Estamos celebrando bastante a chegada à fase final dessa disputa. O ‘Recomeçar’ é um projeto que tem transformado a vida de centenas de famílias, em especial, de jovens em situação de vulnerabilidade social de Arapiraca. Parabenizo os promotores de Justiça Maurício Wanderley e Viviane Farias pela dedicação e engajamento à causa da qualificação profissional dessas pessoas, temos orgulho desses dois membros que engradecem a nossa instituição e trabalham para além dos deus gabinetes”, declarou o PGJ.
Planejamento
O projeto faz parte do Planejamento Estratégico Institucional, documento que traz uma série de ações a serem implementadas nas mais variadas áreas de atuação do Ministério Público de Alagoas. A assessora de Planejamento e Gestão Estratégica, promotora de Justiça Stela Cavalcanti, acredita que a participação do MPAL como finalista do Prêmio CNMP é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição.
“O planejamento estratégico institucional tem contribuído com o fortalecimento do MPAL, trazendo melhorias para a sociedade alagoana, a exemplo do Projeto Recomeçar, finalista do Prêmio CNMP. Estamos muito felizes com esse reconhecimento, que demonstra estarmos no caminho certo. Esse prêmio vem coroar a dedicação e a competência da equipe do projeto no desenvolvimento das ações em prol da comunidade de Arapiraca”, finaliza.
Últimas notícias
Prefeita Márcia anuncia construção de mais uma creche em São Luís do Quitunde
Comércio de drones motiva novas sanções dos EUA contra Irã e Venezuela
Deputada Gabi Gonçalves faz retrospectiva de 2025 e destaca ações realizadas em Alagoas
Jovem de 23 anos é assassinado a tiros em via pública na parte alta de Maceió
Prefeitura de Penedo orienta população sobre regras atualizadas da Farmácia Popular
Após Zé Felipe anunciar término, Virginia posta mensagem: "Roteiro de Deus"
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
