Usina é acusada de invasão de terras públicas e de cometer crime ambiental em Campo Alegre
Provocado pela Prefeitura, Ministério Público determina investigações da Polícia Civil e IMA

A Usina Porto Rico está sendo investigada por suposta invasão de terras de interesse público e de crime ambiental no município de Campo Alegre. No início da semana, a procuradoria do município protocolou uma notícia de fato no Ministério Público denunciando o desmatamento ilegal próximo às margens do rio Jequiá, nas proximidades do povoado Chã da Imbira.
A denúncia foi aceita pelo promotor Andresson Charles, que acionou a Polícia Civil, requisitando a abertura de um inquérito policial para investigar o caso e apontar os responsáveis pelo crime ambiental, e também encaminhou ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) solicitação para a realização de diligências no local.
De acordo com informações de moradores da comunidade rural, é de conhecimento público que as terras da região foram invadidas pela usina, que além de desmatar a vegetação de mata ciliar. As imagens contidas no relatório fotográfico anexado à notícia de fato, que o 7Segundos teve acesso, deixam clara a exploração econômica da terra, atualmente coberta por plantações de cana-de-açúcar.
(continua após a foto)

Parte da região desmatada é considerada mata ciliar - termo conhecido também como "floresta ribeirinha" - cuja degradação, além de destruir espécies da flora e da fauna, também provoca erosão e assoreamento dos cursos d'água.
O desmatamento irregular, com o objetivo de exploração econômica ou degradação de floresta, em terras de domínio público é considerado crime ambiental de acordo com a Lei 9.605/1998, que define pena de dois a quatro anos de prisão e pagamento de multa. A pena pode ser multiplicada dependendo do tamanho da área desmatada.
A reportagem do 7Segundos entrou em contato com a direção da Usina Porto Rico no dia 19 de setembro e forneceu, a pedido, cópia do relatório fotográfico georreferenciado, contendo as coordenadas da área que consta na denúncia da Notícia de Fato entregue pela prefeitura ao Ministério Público.
No entanto, até o fechamento desta matéria, a empresa não encaminhou posicionamento sobre o caso.
Últimas notícias

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Prefeitura de Maceió divulga lista das mil mulheres contemplada no Banco da Mulher Empreendedora

Deputado Delegado Leonam divulga pontos para vacinação antirrábica gratuita neste sábado realizada pela Prefeitura de Maceió

Pioneiro, Governo de Alagoas lança bolsas de mestrado em Integridade da Informação

Homem é encontrado morto em mata de Rio Largo com sinais de execução

Governador Paulo Dantas entrega premiação a pesquisadores e reforma da sede da Fapeal
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
