Arapiraca

Elaine Sales: "Conselho Tutelar não é um órgão de punição, mas de garantia de direitos"

Por 7Segundos 25/09/2023 16h04
Elaine Sales: 'Conselho Tutelar não é um órgão de punição, mas de garantia de direitos'
Elaine Sales concorre ao Conselho Tutelar de Arapiraca no próximo domingo (1º) - Foto: Divulgação

Em busca do segundo mandato no Conselho Tutelar de Arapiraca, Elaine Barbosa Sales afirma que é preciso fazer a população entender que o verdadeiro papel dos conselheiros tutelares é atuar como guardiões dos direitos das crianças e dos adolescentes e não apenas funcionar como órgão punitivo, como muitas pessoas acreditam.

A arapiraquense de 40 anos, viúva, disputa a eleição que acontece no próximo domingo, 1º de outubro, com o número 27, está fazendo graduação em Recursos Humanos e destaca em seu currículo o volunariado no projeto Espalhe Amor e o fato de sempre ter participado de movimentos sociais. Como experiência profissional ela cita a atuação como gerente das unidades básicas de sáude da comunidade Pau Ferro/Fernandes e bairro Primavera e também trabalhou como auxiliar de sala de aula.

7SEGUNDOS: Qual a importância do Conselho Tutelar atualmente em Arapiraca?

ELAINE SALES: O conselho tutelar é um órgão garantidor de direitos, sendo assim, desenvolve ações de suma importância para a sociedade, garantido direitos das crianças e adolescentes no âmbito municipal, direitos a saúde, a educação e todos os previstos no ECA.

7S: O que torna você qualificada para exercer a função de conselheira tutelar?


ES: Primeiro dizer que já estou conselheira tutelar desde 2020, dentro destes 4 anos, que estou no conselho tutelar, consegui deixar crianças e adolescentes a salvo de todos os tipos de violência, negligência, opressão. Sempre resguardando o direito da criança/ adolescente.

7S: Como avalia a atual estrutura dos Conselhos Tutelares de Arapiraca para que você, caso você seja eleita, possa exercer plenamente a sua função?


ES: Hoje os conselhos tutelares vivem uma realidade de parceria com a gestão municipal, a qual oferta um espaço para atendimento, internet, transporte para execução dos trabalhos dos conselheiros tutelares, temos alguns desafios, principalmente com a valorização salarial. Mas estamos melhorando.

7S: Na sua opinião qual será o seu principal desafio caso seja eleita?


ES: Vejo que o principal desafio de um conselheiro tutelar, é desmistificar que o conselho tutelar é um bicho de 7 cabeças, tirar da mente da população que o conselho tutelar é um órgão de punição e não de garantia de direitos. Quando a população entende que nós somos GARANTIDORES de direitos e não prejudicamos as nossas crianças, quando a população entender que somos guardiões dos direitos das crianças e do adolescente os desafios acabam.

7S: Por que você quer ser conselheira tutelar?


ES: Ser conselheira tutelar me fez ver o quão importante é a profissão, quantos adolescentes foram tirados de situação de risco graças a ação dos conselheiros tutelares, cada dia que garanto o direito de uma criança/ adolescente, vendo o bem-estar destes, mudando a realidade de muitas famílias, isso me motiva a continua na missão de ser conselheira tutelar. Pois, o conselho tutelar trata as violência contra a criança mas também tem o papel de fortalecer os vínculos familiares, cuida, da família como um todo, as vezes as crianças que estão em situação de violência, no atendimento do conselho é percebido que a mãe sofre violência e reproduz na criança. Nosso papel é fortalecer essa mãe.

Considerações Finais:


Eu sou Elaine Sales, sou mãe, sou viúva, sou graduanda em RH, sou Arapiraquense, estou conselheira tutelar desde 2020, me considero uma guardiã dos direitos da criança e do adolescente, onde tenho tratado essa profissão com primazia. Venho através desta, pedir seu voto e seu apoio para continuar garantindo os direitos das crianças e adolescentes, no dia 1° de outubro dirija-se a Escola costa Rêgo e a UNEAL e vote 27, vamos juntos ser os guardiões das nossas crianças e adolescentes.

A rodada de entrevistas do Portal 7Segundos com os/as postulantes do Conselho Tutelar de Arapiraca prossegue até a sexta-feira, 29 de setembro, com os candidatos e candidatas que encaminharam até o domingo (24) o material solicitado pela reportagem. As respostas estão reproduzidas, na íntegra, como os participantes enviaram.