Elaine Sales: "Conselho Tutelar não é um órgão de punição, mas de garantia de direitos"

Em busca do segundo mandato no Conselho Tutelar de Arapiraca, Elaine Barbosa Sales afirma que é preciso fazer a população entender que o verdadeiro papel dos conselheiros tutelares é atuar como guardiões dos direitos das crianças e dos adolescentes e não apenas funcionar como órgão punitivo, como muitas pessoas acreditam.
A arapiraquense de 40 anos, viúva, disputa a eleição que acontece no próximo domingo, 1º de outubro, com o número 27, está fazendo graduação em Recursos Humanos e destaca em seu currículo o volunariado no projeto Espalhe Amor e o fato de sempre ter participado de movimentos sociais. Como experiência profissional ela cita a atuação como gerente das unidades básicas de sáude da comunidade Pau Ferro/Fernandes e bairro Primavera e também trabalhou como auxiliar de sala de aula.
7SEGUNDOS: Qual a importância do Conselho Tutelar atualmente em Arapiraca?
ELAINE SALES: O conselho tutelar é um órgão garantidor de direitos, sendo assim, desenvolve ações de suma importância para a sociedade, garantido direitos das crianças e adolescentes no âmbito municipal, direitos a saúde, a educação e todos os previstos no ECA.
7S: O que torna você qualificada para exercer a função de conselheira tutelar?
ES: Primeiro dizer que já estou conselheira tutelar desde 2020, dentro destes 4 anos, que estou no conselho tutelar, consegui deixar crianças e adolescentes a salvo de todos os tipos de violência, negligência, opressão. Sempre resguardando o direito da criança/ adolescente.
7S: Como avalia a atual estrutura dos Conselhos Tutelares de Arapiraca para que você, caso você seja eleita, possa exercer plenamente a sua função?
ES: Hoje os conselhos tutelares vivem uma realidade de parceria com a gestão municipal, a qual oferta um espaço para atendimento, internet, transporte para execução dos trabalhos dos conselheiros tutelares, temos alguns desafios, principalmente com a valorização salarial. Mas estamos melhorando.
7S: Na sua opinião qual será o seu principal desafio caso seja eleita?
ES: Vejo que o principal desafio de um conselheiro tutelar, é desmistificar que o conselho tutelar é um bicho de 7 cabeças, tirar da mente da população que o conselho tutelar é um órgão de punição e não de garantia de direitos. Quando a população entende que nós somos GARANTIDORES de direitos e não prejudicamos as nossas crianças, quando a população entender que somos guardiões dos direitos das crianças e do adolescente os desafios acabam.
7S: Por que você quer ser conselheira tutelar?
ES: Ser conselheira tutelar me fez ver o quão importante é a profissão, quantos adolescentes foram tirados de situação de risco graças a ação dos conselheiros tutelares, cada dia que garanto o direito de uma criança/ adolescente, vendo o bem-estar destes, mudando a realidade de muitas famílias, isso me motiva a continua na missão de ser conselheira tutelar. Pois, o conselho tutelar trata as violência contra a criança mas também tem o papel de fortalecer os vínculos familiares, cuida, da família como um todo, as vezes as crianças que estão em situação de violência, no atendimento do conselho é percebido que a mãe sofre violência e reproduz na criança. Nosso papel é fortalecer essa mãe.
Considerações Finais:
Eu sou Elaine Sales, sou mãe, sou viúva, sou graduanda em RH, sou Arapiraquense, estou conselheira tutelar desde 2020, me considero uma guardiã dos direitos da criança e do adolescente, onde tenho tratado essa profissão com primazia. Venho através desta, pedir seu voto e seu apoio para continuar garantindo os direitos das crianças e adolescentes, no dia 1° de outubro dirija-se a Escola costa Rêgo e a UNEAL e vote 27, vamos juntos ser os guardiões das nossas crianças e adolescentes.
A rodada de entrevistas do Portal 7Segundos com os/as postulantes do Conselho Tutelar de Arapiraca prossegue até a sexta-feira, 29 de setembro, com os candidatos e candidatas que encaminharam até o domingo (24) o material solicitado pela reportagem. As respostas estão reproduzidas, na íntegra, como os participantes enviaram.
Últimas notícias

Polícia Civil investiga morte de italiano no bairro Ipioca, em Maceió

Secretaria de Educação de Igaci reúne diretores e articuladores para fortalecer ensino e elevar desempenho no SAEBE

Corpo com marcas de tiros é encontrado às margens da Lagoa Mundaú, em Maceió

Morre em Arapiraca aos 87 anos ex-vice-prefeito de Craíbas, Zé Joca

Igaci sedia Encontro Territorial da Caprinocultura Leiteira com foco em segurança alimentar e desenvolvimento rural

Polícia Civil instaura inquérito para investigar morte em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
