Rodrigo Cunha se reúne com Fernando Haddad sobre o programa Desenrola e o combate a juros abusivos
Encontro aconteceu na sede do Ministério da Economia, em Brasília
Relator do Projeto de Lei (PL) do Programa Desenrola Brasil no Senado, o senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL), afirmou nesta quarta-feira (27) que o Projeto que cria o programa e combate os juros abusivos do rotativo do cartão de crédito deve ter a votação concluída no Senado no início da próxima semana, entre a segunda (2) e a terça-feira (3). Antes, o tema deve ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o que o relator prevê que aconteça nesta quinta (28).
Rodrigo Cunha tratou sobre o assunto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27) na sede do Ministério, em Brasília. O programa foi criado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a intenção de renegociar dívidas da população. A pauta foi aprovada na Câmara dos Deputados no início deste mês e prevê, ainda, um limita juros do rotativo do cartão de crédito.
"Nós precisamos olhar não apenas para aquela pessoa que está endividada, mas também evitar com que outras fiquem endividadas. Qual é o principal vilão? São os juros absurdos, abusivos do cartão de crédito, que chegam a ultrapassar 440%. Uma pessoa que deve mil reais, em um ano está devendo R$ 5 mil. Hoje no Brasil é muito fácil comprar. O difícil está sendo pagar. Precisamos proteger as pessoas contra esta injustiça flagrante dos juros estratosféricos do cartão", disse Cunha após a reunião com Haddad.

O texto do Projeto de Lei determina que as emissoras de cartão de crédito e de outros instrumentos de pagamento pós-pagos apresentem ao Conselho Monetário Nacional (CMN) proposta de autorregulação das taxas de juros e encargos financeiros cobrados no crédito rotativo e no parcelamento de saldo devedor das faturas de cartões de crédito. Caso esses limites não sejam aprovados em 90 dias, contados da publicação da futura lei, o total cobrado de juros e encargos não poderá ser superior, em cada caso, ao valor original da dívida.
“Mas ainda estamos negociando a melhor saída e a melhor resolução para o problema que afeta todos os brasileiros, que é a cobrança abusiva de juros no cartão. Cerca de 78% das famílias no país têm dívidas a vencer e estão endividadas. Estamos trabalhando para que o Desenrola seja uma forma justa de aliviar quem enfrenta dificuldades e quer renegociar seus débitos e, também, limpar seu nome nos organismos de proteção de crédito. Este é um problema nacional” concluiu o relator.
Últimas notícias
Folia de Rua transforma Arapiraca em festa ao longo dos anos com frevo e animação
[Vídeo] Família de Maceió é surpreendida em voo após filha concluir última quimioterapia
Operação Cerco Fechado cumpre mandados de prisão em três municípios do Sertão de AL
Período de matrícula de alunos veteranos da Ufal inicia no dia 2 de fevereiro
Alagoas é refúgio dos únicos filhotes da choquinha-de-alagoas
Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
