Surto de meningite meningocócica em Maceió faz aumentar procura por vacina em clínica de Arapiraca
Aumento da demanda gira entre 300% e 400%, explica diretora da Clinvacin
O aumento frequente dos casos de meningite meningocócica em Maceió está preocupando os moradores de Arapiraca e região. Há cerca de duas semanas, representantes das secretarias Municipal e Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde reconheceram surto de meningite meningocócica na capital alagoana.
A meningite meningocócica se caracteriza pela inflamação das meninges, membranas que envolvem todo o sistema nervoso e é causada pelo meningococo B, um dos principais agentes da meningite bacteriana.
Esse tipo de meningite é considerado um dos mais letais. Segundo as autoridades de saúde, a cada dez casos, dois podem ser fatais e representam entre 20% a 40% dos casos de meningite.
O perigo e os cuidados com a prevenção devem ser mais rigorosos porque os sintomas da meningite podem ser confundidos com os da gripe, e surgirem através de uma febre alta, calafrios e dores de cabeça. Além disso, a pessoa com meningite pode sofrer alterações do estado mental, e ter enjoos, vômitos e apresentar rigidez no pescoço. Porém, o diagnóstico correto é feito somente com a avaliação de um médico.
Em Arapiraca, a procura por uma clínica especializada em vacinas, a Clinvacin, aumentou entre 300% e 400% nas últimas semanas, na medida em que os casos de meningite meningocócica do tipo B foram surgindo e sendo divulgados em Maceió.
Thais Nobre, diretora da Clinvacin, localizada na Avenida Ceci Cunha, em Arapiraca, conversou com a reportagem do Portal7Segundos e falou sobre a logística que está implementando no estabelecimento para poder suprir essa demanda. Segundo ela, 95% das pessoas que procuram a clínica atualmente é com o objetivo de se proteger contra a meningite tipo B.
"Não houve falta de vacinas, nós não tivemos esse problema, mas para evitar que isso aconteça e também a formação de longas filas, a gente teve que reorganizar o atendimento nesse sentido, distribuindo fichas, inclusive", explicou Thais Nobre.
Outro fator importante para manter a qualidade do serviço oferecido é o acondicionamento das vacinas, que devem se manter refrigeradas numa câmara fria a temperaturas entre 2° C e 8º C, complementou Thais.
Thais explicou ainda que a vacina contra a meningite tipo B é ofertada apenas na rede privada. A vacina contra a meningite meningocócica tipo C, ofertada para crianças menores de um ano com reforço aos 12 meses de vida, está disponível através do SUS (Sistema Único de Saúde). Já a vacina meningocócica ACWY, direcionada ao público adolescente, é ofertada tanto na rede pública, no na rede privada de saúde.
Veja a entrevista completa com a Thays Nobre, diretora da Clinvacin, no vídeo abaixo:
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
