Governo Federal publica edital para duplicação e construção de ponte que ligará Penedo a Neópolis

Sonho antigo dos moradores do Baixo São Francisco alagoano, a ponte que ligará Penedo-AL a Neópolis-SE enfim sairá do limbo. O Governo Federal publicou na edição da última segunda-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU), o edital de licitação para a duplicação de 12 quilômetros da BR-101 em Alagoas e para a construção da ponte na rodovia BR-349.
A iniciativa, que há quase duas décadas era esperada pela população local, beneficiará cerca de 100 mil pessoas. O TAC assegura a execução das contrapartidas negociadas entre as partes envolvidas. O Governo Federal agora seguirá com o processo de escolha da empresa responsável pela duplicação de 10 quilômetros situados no município de Joaquim Gomes (AL) e outros dois quilômetros entre Junqueiro (AL) e São Sebastião (AL), além das obras remanescentes. O investimento total estimado é de cerca de R$ 250 milhões.
Para que as obras prossigam, foram estabelecidas compensações nos Planos Básicos Ambientais Indígenas (PBAI), que levam em consideração as demandas das comunidades afetadas. O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância da ação afirmando: "Seguindo orientação do presidente Lula, conversamos com todos os envolvidos, como Ministério Público Federal, representantes das comunidades indígenas e população afetada, para chegar à melhor solução. Hoje, damos mais um passo importante para resolver esse gargalo da região, propiciando segurança, redução de acidentes e desenvolvimento."
Além da duplicação da BR-101, na mesma edição do Diário Oficial da União, foi formalizado o edital de licitação para a construção de uma ponte ligando os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE) na rodovia BR-349/AL/SE. O documento foi assinado pelo ministro Renan Filho em 3 de outubro. A obra, estimada em R$ 268.375.611,81, terá 1,18 quilômetro de extensão e será realizada por meio do Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC), no qual a mesma empresa será responsável tanto pela elaboração do projeto quanto pela construção da estrutura.
Os interessados já podem entregar suas propostas no site de compras do Governo Federal, e a abertura das propostas está marcada para o dia 29 de novembro, às 15h, no mesmo endereço eletrônico. O edital está disponível para download no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e no Portal do Governo Federal. Também é possível retirar o documento na Coordenação-Geral de Cadastro e Licitações.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
