Penedo Inclusiva promove avanços para a Educação Especial por meio do Cognvox
Os 300 alunos e alunas incluídos na Educação Especial ofertada pela Prefeitura de Penedo já estão evoluindo em seu desenvolvimento cognitivo, avanço confirmado com a primeira avaliação do uso da plataforma Cognvox na Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O investimento é resultado do Programa Penedo Inclusiva, criado no governo Ronaldo Lopes/João Lucas, para atender crianças e adolescentes neurodivergentes matriculados na rede pública municipal.
As múltiplas funcionalidades da plataforma Cognvox se aplicam não só aos estudantes, mas também aos pais ou responsáveis, professores da Educação Especial e psicólogos que acompanham alunos e as respectivas famílias, inclusive por meio de teleconsulta.
Durante os meses de agosto e setembro deste ano, o Penedo Inclusiva proporcionou melhorias que não seriam possíveis sem a prioridade que o Prefeito Ronaldo Lopes e o Secretário Luciano Lucena direcionam para a educação.
Entre os benefícios alcançados com o Cognvox semente em dois meses, vale destacar:
ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS – 404
VÍDEOS ANALISADOS e FINALIZADOS – 250
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – 2.630
SMS ENVIADAS AOS PAIS – 250
ESCOLAS E CRECHES ATENDIDAS – 29
Com início do programa de desenvolvimento cognitivo em Penedo, a equipe da Cognvox entrevistou a família dos estudantes e aplicou questionários que estabelecem parâmetros para análise dos indicadores de desenvolvimento de cada criança/adolescente.
Com base nos dados coletados e na assistência diária aos alunos e alunas que dispõem de assistente individualizado, os psicólogos iniciam o monitoramento do desenvolvimento em comunicação, relacionamento, pensamento e linguagem da criança/adolescente.
O trabalho contínuo gera ainda um parecer com a indicação dos déficits e potencialidades a serem trabalhadas junto ao estudante, sugerindo novas práticas pedagógicas.
A primeira avaliação apresentada à Semed Penedo identifica ainda a necessidade do aumento da utilização da plataforma Cognvox pelas famílias dos estudantes e de atendimentos psicológicos por meio da teleconsulta mensal, assim como a conclusão do questionários de contexto socioeconômico por famílias pendentes neste aspecto.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
