Peronista Massa surpreende e avança para o 2º turno à frente de Milei na Argentina
Sergio Massa é o atual ministro da Economia
Sergio Tomas Massa e Javier Gerardo Milei vão disputar o segundo turno das eleições na Argentina em 19 de novembro. Com desempenho surpreendente, Massa liderou a apuração desde a divulgação da primeira parcial, por volta das 21h20 deste domingo (22).
O que aconteceu
Com 98,51% das urnas apuradas, Sergio Massa, peronista e atual ministro da Economia, tinha 36,68% dos votos. Javier Gerardo Milei, ultraliberal, 29,98%.
Em terceiro lugar, aparece Patricia Bullrich, com 23,83% do total. Juan Scharetii tem 6,78% e Myriam Teresa Bregman, 2,70%.
O desempenho de Massa foi puxado principalmente pelo eleitorado Província de Buenos Aires. Mas foi a pior votação presidencial do peronismo em quatro décadas.
Nas primárias argentinas, realizadas em agosto, a chapa de Milei havia conquistado o primeiro lugar; seguida das de Bullrich e Massa. Além disso, a maior parte das pesquisas eleitorais indicava liderança de Milei no primeiro turno — por isso, o resultado é considerado surpreendente.
Os números da apuração, divulgados pela Direção Nacional Eleitoral, ainda serão confirmados pela Justiça Eleitoral Nacional, 48 horas após a eleição. O sistema é chamado de "escrutínio final", segundo o site do governo argentino.
Primeiro turno
A votação presidencial começou às 8h de domingo. No sistema argentino, os eleitores depositam cédulas de papel com seu voto em urnas espalhadas por todo o país.
De acordo com a Câmara Nacional Eleitoral, a participação chegava aos 77,65% na hora do encerramento da votação, o mais baixo índice em 40 anos. Subiu para 77,65% durante a apuração — pois havia gente na fila às 18h.
A imprensa argentina noticiou uma ameaça de bomba na Casa Rosada, por volta das 17h30 deste domingo. A Polícia Federal e o esquadrão antibombas estiveram no local para inspeção, mas não encontraram artefatos explosivos.
Últimas notícias
Jovens ficam presos em montanha-russa a 30 metros de altura nos EUA
Fãs do BTS criam rede de atendimentos psicológicos gratuitos. Saiba mais
Novo relato de furto na Linha 4-Amarela viraliza nas redes sociais
Professor arapiraquense é nomeado Delegado do Conselho Regional de Educação Física
Matriz de Camaragibe recebe novos micro-ônibus para reforçar frota e atendimento da Saúde
Polícia Civil prende suspeito dos crimes de estupro de vulnerável e pornografia infantil na Jatiúca
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
