Política

Peronista Massa surpreende e avança para o 2º turno à frente de Milei na Argentina

Sergio Massa é o atual ministro da Economia

Por 7Segundos com Terra 23/10/2023 06h06
Peronista Massa surpreende e avança para o 2º turno à frente de Milei na Argentina
Peronista Massa surpreende e avança para o 2º turno à frente de Milei na Argentina - Foto: Reprodução

Sergio Tomas Massa e Javier Gerardo Milei vão disputar o segundo turno das eleições na Argentina em 19 de novembro. Com desempenho surpreendente, Massa liderou a apuração desde a divulgação da primeira parcial, por volta das 21h20 deste domingo (22).

O que aconteceu


Com 98,51% das urnas apuradas, Sergio Massa, peronista e atual ministro da Economia, tinha 36,68% dos votos. Javier Gerardo Milei, ultraliberal, 29,98%.

Em terceiro lugar, aparece Patricia Bullrich, com 23,83% do total. Juan Scharetii tem 6,78% e Myriam Teresa Bregman, 2,70%.

O desempenho de Massa foi puxado principalmente pelo eleitorado Província de Buenos Aires. Mas foi a pior votação presidencial do peronismo em quatro décadas.

Nas primárias argentinas, realizadas em agosto, a chapa de Milei havia conquistado o primeiro lugar; seguida das de Bullrich e Massa. Além disso, a maior parte das pesquisas eleitorais indicava liderança de Milei no primeiro turno — por isso, o resultado é considerado surpreendente.

Os números da apuração, divulgados pela Direção Nacional Eleitoral, ainda serão confirmados pela Justiça Eleitoral Nacional, 48 horas após a eleição. O sistema é chamado de "escrutínio final", segundo o site do governo argentino.

Primeiro turno

A votação presidencial começou às 8h de domingo. No sistema argentino, os eleitores depositam cédulas de papel com seu voto em urnas espalhadas por todo o país.

De acordo com a Câmara Nacional Eleitoral, a participação chegava aos 77,65% na hora do encerramento da votação, o mais baixo índice em 40 anos. Subiu para 77,65% durante a apuração — pois havia gente na fila às 18h.

A imprensa argentina noticiou uma ameaça de bomba na Casa Rosada, por volta das 17h30 deste domingo. A Polícia Federal e o esquadrão antibombas estiveram no local para inspeção, mas não encontraram artefatos explosivos.