Brasil

Ministro da previdência espera reduzir fila do INSS até final do ano

Programa de Enfrentamento da Fila foi inspirado em projeto do deputado federal alagoano Daniel Barbosa

Por 7Segundos com Agência Brasil 23/10/2023 10h10
Ministro da previdência espera reduzir fila do INSS até final do ano
Deputado federal Daniel Barbosa e ministro Carlos Lupi - Foto: Reprodução

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse na última quarta-feira (18) que espera reduzir a fila de concessão de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) até o final deste ano. A expectativa do governo federal é que, até dezembro, o tempo médio de espera por uma perícia médica caia para 45 dias, conforme é previsto em lei. 

“E no ano que vem, espero viver um outro patamar para melhorar ainda mais esse serviço”, disse Lupi a jornalistas, depois de falar no 44º CBPP (Congresso Brasileiro de Previdência Privada), que foi realizado até 6ª feira (20.out) no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Segundo o ministro, isso será possível porque o ministério vem adotando uma série de medidas para reduzir as filas, entre elas o PEF (Programa de Enfrentamento da Fila), a inauguração de novas agências e também a melhoria da plataforma Meu INSS. 

“Nós também estamos tomando medidas que são permanentes como o Atestmed, que já está aberto em todas as agências da Previdência Social”, disse o ministro. A plataforma Atestemed foi criada para que segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) façam o requerimento por meio de análise documental (Atestmed), sem precisar passar pela perícia médica.

PL de Daniel Barbosa

A redução da fila para perícia médica do INSS foi tema de um Projeto de Lei protocolado pelo deputado federal Daniel Barbosa (PP), e apresentado ao ministro Carlos Lupi durante audiência no Ministério da Previdência Social.

Atento à proposta, o Governo Federal publicou uma Medida Provisória que trata do enfrentamento à fila da providência social, com o objetivo de reduzir o estoque de pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios em atraso no INSS, mediante pagamento de bônus a servidores e médicos peritos.